quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Simplesmente PÃO

Caríssimos,

Eu Barrigana, como bom alentejano sou um grande apreciador de um bom pão, sim de várias qualidades e feitios. Mas como não podia deixar de ser, para mim, o melhor pão do mundo está mesmo aqui no Alentejo e é conhecido como “pão de cabeça”.
É provável que em todas as casas alentejanas se consumam algumas centenas de quilos deste pão por ano (pelo menos eu gosto de acreditar que sim). Em minha casa, como não podia deixar de ser, o pão acompanha, ou até por vezes, é o ingrediente principal das refeições. Sim, no Alentejo pode-se comer pão como refeição das mais variadas maneiras, em migas, em açorda de alho, em sopas de peixe ou vegetais e até torrado em ensopados de carne ou de enguias, por exemplo.
O Barrigana não podia deixar de ser também um grande apreciador. Quando era mais novo lembro-me de ter o hábito de depois de terminar a refeição comer uma fatia, ou para ser franco, uma “farronca” de pão para “enxaguar o estômago”. Ora esta prática já está bem enraizada na minha família há gerações, segundo dizem os meus pais, já a minha avó tinha este hábito.
Isto nunca me fez confusão uma vez que das poucas memórias que tenho desta minha avó era a de ir à sua casa e lanchar sempre pão com manteiga, e era o melhor pão com manteiga do mundo.
A partir daí e até aos dias de hoje o pão com manteiga tem-me acompanhado. É simples, saboroso e enche a alma e o coração.
Para além disso é também um dos grandes ex-líbris, não só do Alentejo, como do nosso país, por isso já sabem, com ou sem manteiga, ensopado ou torrado…COMAM PÃO!

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Boas dicas ... o pão é bom com tudo ... adoro pão ...pão quente com manteiga ou molhado em azeite, agora muito na moda, é do melhor que há! É já este fim-de-semana que vou provar 'esse célebre' pão. Beijinhos

    ResponderEliminar