terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mafalda Pinto Leite – Queques de Limão com molho de maracujá

Hoje o Barrigana faz “CHALLENGE ACCEPTED!”, ao seu primeiro desafio do chef doce. Desta vez é da chef Mafalda Pinto Leite.
A sua “aventura” nas cozinhas começou quando, aos 18 anos, viajou para a Escócia onde trabalhou numa cozinha vegetariana.
O passo seguinte passou por rumar a Nova Iorque para tirar o curso de chef no conceituado Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts. Depois de terminar este curso mudou-se para a Califórnia onde trabalhou no restaurante Chez Panisse, um dos melhores dos EUA.
Em 2000 vai para Londres para trabalhar no restaurante Monte´s, que tem como consultor Jamie Oliver.
Em 2005 regressa a Portugal, a título definitivo, onde “abraçou” vários projectos na área dos livros de culinária, do ensino e da televisão.
O prato de hoje são uns doces “Queques de limão com molho de maracujá”. Para os prepararem vão precisar de:

Para 12 unidades
- 175g de manteiga (à temperatura ambiente);
- ¾ de chávena de açúcar;
- 1 colher de sopa de raspa de limão;
- 3 ovos;
- 1 ½ chávenas de farinha sem fermento;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de chá de sumo de limão;
Para o molho de maracujá
- 1 chávena de açúcar;
- 1 chávena de água;
-2/3 chávenas de polpa de maracujá.
Aquece-se o forno a 160 graus.

Unta-se um tabuleiro de queques (ou qualquer outro tipo de forma com a capacidade de ½ chávena) com manteiga e peneira-se com farinha.
Coloca-se manteiga, açúcar e raspa de limão numa tigela de batedeira. Bate-se até obter uma mistura leve e cremosa. Adiciona-se os ovos um de cada vez, a farinha e o fermento em pó por cima da mistura de manteiga e envolve-se juntamente com o sumo de limão. Divide-se a massa pelas formas e leva-se ao forno por 25 minutos ou até um palito, quando inserido no centro, saia limpo. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Entretanto, coloca-se o açúcar, a água e a polpa de maracujá numa panela pequena. Aquece-se em lume brando, mexe-se até o açúcar dissolver. Nesta fase, aumenta-se o lume e deixa-se a mistura ferver por 6 a 8 minutos, ou até ficar espessa.
Serve-se os queques mornos com o molho quente por cima.
É uma receita agradavelmente fácil e saborosa.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia



Sem comentários:

Enviar um comentário