quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Vida de Pi (Life of Pi) - Frutos secos com especiarias

Olá pessoal,

Hoje o Barrigana continua na sua incessante saga para preparar os melhores acompanhamentos para os candidatos a melhor filme da cerimónia dos Óscares 2013.
Desta vez, vou andar à deriva no mar. É verdade o filme que vos trago hoje é “A Vida de Pi”. Realizado por Ang Lee, este filme tem por base a história de Pi (Suraj Sharma) um rapaz indiano que se vê perdido, à deriva no mar, depois de ter sobrevivido ao naufrágio do barco em que viajava com a sua família. Assim se dá início a uma aventura épica que vai levar Pi ao extremo enquanto cria um inesperado laço com outro sobrevivente…um feroz tigre de Bengala.
Bom, para este filme, e já que Pi é indiano resolvi fazer um aperitivo com sabores indianos. Resolvi trazer-vos hoje uns “Frutos secos com especiarias”.
Vão precisar de:
- 50g Amendoins (neutros);
- 50g Cajus (salgados);
- 50g Amêndoas (salgadas);
- Caril em pó (3 colheres de chá);
- Cravinho (1 colher de chá);
- Cardamomo (3 colheres de chá);
- Cominhos (2 colheres de chá);
- Paprika (1/2 colher de chá);
- Coentro em pó (1 colher de chá);
- Piri-piri (2 colheres de chá);
- Açúcar amarelo (2 colheres de chá);
- Canela em pó (2 colheres de chá);
Penso que já ficaram com uma ideia do objectivo desta receita só por lerem os ingredientes. Basicamente é pegar em vários elementos e especiarias típicos da cozinha indiana e juntá-los. As quantidades que aqui apresento foram feitas um pouco a gosto.
Em primeiro lugar, pegamos nos grãos de cardamomo, envolvemos num guardanapo, ou num pano e, com ajuda de um martelo, ou algo para o mesmo efeito, moemos os grãos, que vamos depositar num recipiente. Posto isto, juntamos as restantes especiarias e o açúcar a gosto. Caso tenham possibilidade façam este processo num almofariz.
Depois num tabuleiro para ir ao forno juntam-se os frutos secos e passando as mãos por água misturam-se todos, até ficarem humedecidos, para que as especiarias se agarrem aos frutos.
Juntem tudo e misturem bem para que os frutos fiquem uniformemente cobertos com especiarias. Levem ao forno até ficarem tostados.
Fáceis de fazer, aromáticos e viciantes. Experimentem!

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário:

  1. Também quero ... com uma boa Marguerita, Mojito, Martini ou Outros ...

    ResponderEliminar