terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Muffins de maçã e chocolate

Olá pessoal,

Hoje o Barrigana vai fazer “challenge accepted” a uma receita de um dos mais conceituados chefs da cozinha portuguesa.
Henrique Sá Pessoa nasceu em Oeiras em 1976. O gosto pela culinária surgiu quando fez um intercâmbio nos E.U.A. e, na escola que frequentou, acabou por tomar contacto com o Pennsylvania Insttute of Culinary Arts. A partir daí interessou-se pela área da culinária, vindo mesmo a tirar um curso nesse instituto.
Depois mudou-se para Londres, onde ingressou no Park Lane Hotel, permanecendo por lá até o ano 2000, onde teve a oportunidade de ir trabalhar para a Austrália, em Sidney, vivendo a ambiência dos Jogos Olímpicos.
Em 2002, Henrique regressa a Portugal e é no Restaurante Xarope, em Cascais, que desempenha pela primeira vez as funções de chefe de cozinha.
Posteriormente, viveu várias experiências profissionais à frente de cozinhas de restaurantes que o levaram à distinção, em 2005, de "Chefe Cozinheiro Do Ano" em Portugal. Tornou-se uma cara conhecida do grande público através das suas “aventuras” em programas televisivos na RTP2, o “Entre Pratos” e o “Ingrediente Secreto”, que posteriormente já passaram para livro.
Neste momento, Henrique Sá Pessoa é responsável pela cozinha do Restaurante Alma.
Para hoje escolhi preparar uns “Muffins de Maçã e Chocolate”. Vão precisar de:
- 200g de manteiga derretida;
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de muesli
- 160g de açúcar;
- 2 colheres de chá de fermento;
- 150g de farinha;
- 2 maçãs raladas;
- 75g de chocolate preto ralado.

Primeiro batem-se bem os ovos com o açúcar e junta-se a manteiga derretida. Posto isto, junta-se a farinha e o fermento peneirados previamente, o chocolate, o muesli e a maçã. Incorpora-se cuidadosamente.
Dispõe-se a mistura nas formas previamente untadas e leva-se ao forno a 200 graus por 12 a 15 minutos.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco.
Os Muffins que fiz ficaram bem húmidos e a combinação da maçã com chocolate é surpreendentemente saborosa, para finalizar o muesli dá um crocante à mistura.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário