quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Fondue de Lisboa – Lisboa (S. Sebastião da Pedreira)

Meus amigos,

Hoje venho partilhar convosco uma experiência pela qual passei e pela qual não passava há já bastante tempo.
Venho falar-vos de um almoço, muito especial, que tive no restaurante Fondue de Lisboa e que me encheu o estômago, os olhos e o coração até ao ponto de quase explodir. É o que se chama na minha terra, estar “cheio que nem um ovo”. E meus amigos, neste dia fiquei “cheio que nem um ovo de avestruz”.
Para quem não sabe, o restaurante “O Fondue de Lisboa” abriu no passado mês de Novembro de 2012 na Rua Tomás Ribeiro, mas tem como “casa mãe” o famoso restaurante “O Fondue do Barreiro” , fundado nos anos 80.
Grelhado ou frito, o restaurante apresenta uma série de opções de fondue, de queijo, carne, peixe e marisco como prato principal, ou o sempre tão apetecível, fondue de chocolate.
Em termos de carne, a ementa oferece sabores mais exóticos, como carne de crocodilo, zebra, girafa, bisonte, porco preto, entre muitas outras iguarias.
Por muito estranho que vos pareça, estas carnes exóticas são muito saborosas, ou pelos menos as que comi. Nesta ocasião, tive a oportunidade de provar três tipos de carne para fondue, vitela, veado e a inesperadamente saborosa, carne de canguru.
Já sei que os mais sensíveis de vós estão agora a pensar, “óóóóhhh! Coitadinho do canguru!! Seu carniceiro!”, sim mas se estivessem lá e a provassem iam ver, mesmo que fossem vegetarianos, reconvertiam-se aos prazeres da carne.
Mas não são só as carnes, também as entradas constituídas por várias saladas frias (de polvo, ovas, cogumelos…) e servidas em quantidades industriais, são óptimas, assim como o tão desejado fondue de chocolate. AHHH!! o fondue de chocolate… é um decadente desfile de doces (marshmallow, profiteroles, gelado e chantilly) que, para “estragar tudo”, são mergulhados em chocolate negro fundido.
Depois de tudo isto só poderia atribui cinco Barriganas à ementa deste restaurante.
Em relação ao ambiente, é um restaurante casual, com muito boas instalações e até é possível, caso queiramos, ir visitar na sala de baixo o talho de onde vêm as carnes que fazem parte da ementa, e que, caso queiramos, podemos comprar para confeccionar em casa. Somos recebidos e atendidos com muita simpatia e caso seja a primeira visita, os funcionários têm a preocupação de explicar-nos todas as opções de fondue que apresentam.
Por isso, os quatro Barriganas são bem merecidos.
No que diz respeito ao preço da refeição, não é tão acessível para as carteiras mais apertadas, apesar disto, e tendo em conta a qualidade e os incomuns tipos de carne que são oferecidos, acaba por ser um valor que em ocasiões especiais vale muito a pena despender. Daí os três Barriganas para o preço.
Em suma, é uma boa opção para quem está interessado em sair da rotina e experimentar diferentes tipos e maneiras de confeccionar carne, peixe e marisco.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário:

  1. Tenho que ir lá experimentar isso e conto com a Vossa companhia. Beijinhos

    ResponderEliminar