quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Maroush – Restaurante Libanês em Londres

Boas pessoal,

Hoje, pela primeira vez e em exclusivo para os Diários d’um Barrigana, venho falar-vos de um restaurante além fronteiras.
Há algum tempo tive a oportunidade de visitar Londres e como não podia deixar de ser, eu como Barrigana, experimentei vários restaurantes.
Ao contrário do que possam pensar, a minha primeira refeição não foi tipicamente inglesa, mas sim tipicamente….Libanesa. Sim, Libanesa. O restaurante chama-se ”Maroush I” e naquele primeiro dia, já tinha passado por ele, mas como andava de “cabeça no ar” não tinha reparado e, sinceramente, não estava muito interessado em jantar lá. Apesar disso, e depois de muito andar “às voltas”, foi-nos recomendado, por alguém que já conhecia, e meus amigos, foi das refeições mais memoráveis dessa viagem.
O restaurante faz parte de uma cadeia de restaurantes de cozinha libanesa fundada pelo chef Maarouf Abuzaki em 1981 e, por coincidência (só agora descobri isto depois de uma pesquisa), o primeiro restaurante foi este, o “Maroush I” na 21 Edgware Road London, perto de Marble Arch.
A comida é um festival de sabores, rico em especiarias e várias texturas. Começámos pelo tão célebre húmus. Vou confessar-vos, não sou grande fã de grão, mas aquele húmus…huuummm…óptimo, cremoso, ligeiramente picante, coberto de paprika e acompanhado por pão libanês (uma espécie de pita).
Depois veio a “moussaka” é um prato muito célebre em vários países mediterrânicos, balcânicos e do médio oriente. Consiste em beringela salteada com molho de tomate, cebola, pimentos e grão-de-bico, é um prato diferente do que se faz, por exemplo, na Grécia.
Comemos também um super aromático arroz libanês e um “Kafta Yoghurtlieh”, que é um espeto de carne moída, temperada com especiarias, assado na brasa e que é servido com iogurte.
Por tudo isto vão cinco Barriganas.
Em termos de ambiente, é um daqueles restaurantes que está sempre cheio nas horas de refeição, tivemos que esperar, em pé, cerca de 20 minutos, que passaram muito lentamente, pois a cozinha é “aberta” e nós vamos vendo os pratos com óptimo aspecto a saírem e nós, nada. É muito barulhento e não é daqueles sítios, que nós portugueses adoramos, em que possamos “fazer sala” durante horas. Contudo, para restaurante de cozinha mais rápida (não confundam com “fast-food”) é confortável e a comida é muito boa, portanto vale bem a pena a espera. Por isso, três Barriganas para o ambiente.
No que diz respeito ao preço, e comparando com a realidade portuguesa, é um pouco “mais puxado”, ou seja, uma refeição com quatro pratos para três pessoas e três bebidas ficou por cerca de 15 a 20 libras por pessoa, que é entre os 17 e os 23 euros. Tendo em conta a realidade inglesa, não é um restaurante caro.
Para um primeiro dia de viagem ficámos muito bem aviados. Se forem a Londres ou se estiverem a pensar seguir os conselhos do nosso “tão querido” Governo e considerarem emigrar para Londres, experimentem, vale a pena.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


Sem comentários:

Enviar um comentário