segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Currywurst com Pretzel Caseiro

Caríssimos,

Para a primeira receita de 2013 o Barrigana escolheu uma receita picante, que inclui dois pratos típicos dos nossos “queridos amigos” alemães, são eles Pretzels e Currywurst.
Aconselho vivamente que, durante o decorrer deste ano, façam várias vezes este prato, porque pode ser que a “nossa amiga Merkel” fique “ainda mais nossa amiga”…..
Deixemo-nos de coisas tristes e passemos à “paparoca”. Ora, a “invenção” dos pretzels é normalmente atribuída a um monge italian...o que os oferecia como recompensa para as crianças que aprendiam as rezas. A sua forma tão própria vem da posição em que as crianças rezavam, que antigamente era com os braços cruzados sobre o peito, bem diferente da actual.
Para fazerem esta receita vão precisar de:

-20 colheres de sopa Farinha;
-1 Ovo;
-2 colher de chá Açúcar;
-Sal grosso (qb)e 2 colheres de chá de sal fino;
-1 pacote de levedura em pó, cerca de 20g;
-Cerca de 33 a 50 cl de água morna;
-10 cl manteiga líquida/derretida sem sal;
-Óleo vegetal;
-3 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
(Ingredientes para aproximadamente 6 a 10 pretzels)

Numa taça funda com cerca de 50 cl de água morna junta-se o sal fino, o açúcar e a levedura e mistura-se suavemente. Deixa-se a levedura a ativar por 5 minutos, até formar uma espuma.
Depois mexendo junta-se gradualmente a farinha, a margarina liquida (á temperatura ambiente) e continua-se a mexer até se formar uma bola de massa consistente e um pouco peganhenta.
Posto isto, deve-se cobrir a taça com uma película, ou pano de cozinha, e deixar levedar durante 1 hora num local seco, por exemplo no microondas (sem ligar, claro).
Passada essa hora, retira-se a massa e divide-se em partes iguais, depois estica-se bem os pedaços de massa e dá-se a forma do pretzel.
De seguida, num tacho largo aquece-se água com o bicarbonato de sódio (atenção, não deixar levantar fervura) e cozem-se dois de cada vez para não baixar a temperatura da água, durante um minuto.
Antes de ir ao forno deixamos arrefecer um pouco e depois pincelamos com o ovo, ao qual juntamos um pouco de água ou leite para torná-lo mais líquido. Ainda antes de ir ao forno, polvilhamos com sal grosso e aí sim, vão ao forno por 15 a 20 minutos até estarem castanhos.

Passando ao Currywurst. Para quem não sabe, é um prato de “fast-food” alemão, que surgiu quando Hertha Heuwer, em 1949 após a Segunda Guerra Mundial, temperou salsichas de porco grelhadas com caril (que lhe tinha sido dado pelos militares britânicos) e ketchup.
Este prato é tradicionalmente servido com batatas fritas ou pão e é uma receita icónica da cultura popular alemã, tendo como grande fã o ex-Chanceler Gerhard Schroder e que, inclusive, tem direito a uma música com o seu nome e a um museu dedicado a si (Deutsches Currywurst Museum – Museu Alemão do Currywurst).
Vão precisar de:

- Salsichas (de porco ou de peru, tipo alemãs);
- Molho de tomate;
- Ketchup;
- Sal e pimenta;
-Massa de alho;
-Caril em pó;
-Cominhos em pó;
-Pó de Piri-piri;

Em primeiro lugar, grelha-se as salsichas e cortam-se em rodelas grossas. De seguida num tacho com azeite e massa de alho, junta-se o molho de tomate e o ketchup e metade da quantidade dos cominhos, do caril e do piri-piri. Nesta fase, junta-se as salsichas, o resto dos cominhos, caril, piri-piri e sal e pimenta. O meu conselho é que vão juntando os temperos, principalmente o picante, aos poucos e vão sempre provando, para que não fique condimentado em demasia. Acompanha bem com arroz branco simples.

Guten Appetit!!

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Olá é com muito prazer que comento esta receita (também gostei muito das outras), estava mesmo muito bom, picantezinho ... como eu gosto, aproveito para dizer que adorei tê-los cá, para além do prazer da companhia, ainda provei alguns 'petiscos'. Beijinhos

    ResponderEliminar