terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chef Hélio Loureiro

Caríssimos,

Hoje, em mais Desafio do Chef, o Barrigana vai fazer “Challenge Accepted!” a uma receita do chef Hélio Loureiro.
Conhecido por muitos pelo cozinheiro da Praça d’Alegria, o chef Loureiro é já uma figura incontornável do panorama gastronómico nacional. Apresentou também, na RTPN (Informação) um magazine semanal de culinária e gastronomia, “Gostos e Sabores”, onde dava a conhecer as ementas favoritas de figuras públicas e locais de Portugal e do Mundo.
De momento, o Chef é o responsável gastronómico pela selecção de “todos nós” (Selecção Portuguesa de Futebol). Por isso, se em algum jogo vos parecer que os nossos jogadores estão fraquinhos e sem energia, bom, falem com este senhor.
Ora, se o chef Hélio Loureiro, no seu programa, dava a conhecer as ementas favoritas de várias personalidades, eu agora dou a conhecer um prato da ementa do chef. Pode ser que os senhores da RTP me dêem um programa também.
O prato é “Bolinhas de atum crocantes e vão precisar de:

- 1 lata de conserva de atum;
- 50g de farinha;
- 50g de manteiga;
- 4dl de leite;
- 1 colher de café de salsa;
- 1 colher de café de cebolinho;
- 1 ovo cozido picado;
- 50g de pão ralado;
- 1 ovo;
- Sal e pimenta q.b.

Em primeiro lugar, escorre-se bem a gordura do atum. Depois, derrete-se a manteiga e junta-se a farinha, mexendo sempre para não queimar. Junta-se o leite aos poucos, até se formar um creme espesso e junta-se o atum desfiado, o ovo cozido, a salsa e o cebolinho picados, temperando com sal e pimenta. Mexe-se tudo muito bem, retira-se do lume, deixa-se arrefecer e leva-se ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.
Nesta fase, com as mãos untadas com um pouco de azeite, enformam-se as bolas e passamo-las pelo ovo batido e pelo pão ralado. Leva-se ao forno a tostar, até ficarem douradas, num tabuleiro com papel de alumínio untado com muito pouco azeite.
Espero que esta me garanta um “tachinho” na RTP, ou pelo menos uma ida “à pála” a um jogo da selecção.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário:

  1. Também quero experimentar isto! acho que vamos ter umas grandes férias de Verão. Beijinhos

    ResponderEliminar