quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Restaurante “ A Mondina” – Alcácer do Sal



Meus caros,

Venho falar-vos de um restaurante no qual já comi muitas e saborosas refeições e o qual recomendo que visitem.
É o restaurante “A Mondina”. Situado nos arredores de Alcácer do Sal, mais propriamente junto à Barragem do Pego do Altar, a cerca de 16 quilómetros da cidade e onde, nos anos 40, durante a construção da barragem, existia uma padaria que abastecia os trabalhadores da obra.
Para quem não sabe, as Mondinas eram as mulheres que antigamente trabalhavam na monda – consistia em arrancar à mão as ervas daninhas que podiam “estragar” o arroz -, nos campos de cultivo das margens de vários rios portugueses, sendo o Sado um deles.
Na minha opinião, qualquer prato que consta na ementa deste restaurante de comida típica alentejana é óptimo. Desde o choco frito, passando pelo típico entrecosto com migas alentejanas, ao pudim à Mondina, mas há dois pratos que deixam o Barrigana a salivar abundantemente…, são eles o coelho frito e a feijoada “à transmontana”.
A feijoada, por mais estranho que pareça, e estando em pleno Alentejo, é um prato que vale mesmo a pena pedir. É um prato cheio de sabor e suculento, com carne de porco tenra e acompanhada por feijões vermelhos, couve e arroz branco.
Quanto ao coelho, pessoalmente e à primeira vista, não seria um prato que pediria, mas depois de me ter sido recomendado arrisquei, e meus amigos, mas que maravilha. O coelho é muito macio por dentro e estaladiço por fora, servido com o molho da fritura e com pequenas fatias de alho (umas estaladiças, outras macias e cremosas). Meus amigos digo-vos, até as gordurinhas e algumas cartilagens “marcham”. Posto isto, são bem merecidos os quatro Barriganas no que respeita à ementa e sua confecção.
Pode parecer difícil, mas vale também a pena levantar a cabeça do prato e fazer uma pausa para apreciar a paisagem. A vista, que se tem da sala de refeições ou da esplanada, da natureza que rodeia a bacia da barragem é fantástica, o que torna a refeição ainda mais agradável.
É um restaurante com um ambiente descontraído e atendimento muito simpático e familiar. Se forem amantes de fotografia e de antiguidades (como o proprietário) vão ter, logo à entrada, uma pequena exposição de máquinas fotográficas e outros utensílios, umas mais antigas e outras mais recentes. Assim sendo, relativamente ao ambiente da casa, outros quatro Barriganas.
Relativamente ao preço médio, ronda os 15 euros por pessoa, que tendo em conta toda a oferta, é um valor bastante chamativo, por isso, são outros quatro Barriganas para o preço.
Assim, já sabem, se passarem por Alcácer e quiserem ter uma refeição tranquila e agradável, façam uma visita ao restaurante “A Mondina”.


Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Tenho que deixar a auto-estrada e ir lá um dia ... o quenão será um grande sacrifício. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar