sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nunca mais comi…

Meus amigos,

Nunca vos aconteceu estarem perdidos nos vossos pensamentos e de repente, vindo de não sabemos onde, vem-nos à cabeça um pensamento estranho e totalmente inesperado?
Bom, foi o que me aconteceu precisamente hoje. Vieram-me à memória uma série de iguarias nas quais nunca mais ferrei o dente. Eram elas:
Túbaras com ovos – As túbaras são fungos, parecidos com as trufas, que crescem junto às raízes dos sobreiros. Lembro-me que antigamente ia muitas vezes aos fins-de-semana apanhá-las “ao campo” com o meu pai e depois ele fazia-as com ovos mexidos. Simplesmente deliciosas.
Toucinho assado, na fogueira, com pão – Muitas vezes quando se cortavam alguns ramos de árvores, em minha casa, fazíamos uma grande fogueira. Nessa altura, assávamos toucinho salgado e quando começava a pingar… (esta era a melhor parte) usávamos o pão para absorver essas gotas de gordura, era o chamado “pingo”. Era uma perdição.
Sandes de Coirato – Daquelas com pelo e tudo. A última que comi foi em “1900 e troca o passo”, num jogo no velhinho estádio do Sporting Clube da Barrosinha (em Alcácer) num jogo qualquer do torneio do 25 de Abril. Aí era onde se fazia a melhor “sande” de coirato do universo. Era também neste sítio que ela me sabia melhor, sempre acompanhada por um sumol de laranja, bebido na garrafa mais empoeirada da grade. Tudo o que me interessava era aquilo, não é que o futebol não me interessasse, eu tentava mas não dava, a qualidade de jogo era má e a bela da “sande” boa demais.
E vocês? Têm alguma comida que adoravam comer e nunca mais comeram?

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia


1 comentário:

  1. Batatas recheadas, temos que fazer qualquer dia ... batata fritas às rodelas (não podem ser muito finas +/- 0,5cm)recheadas com carne tipo para empadão (carne moída, pode ser restos de carne assada, com pouco chouriço, num refogado de cebola, engrossado com um pouco de maizena)põe-se este composto em cima de 1 rodela de batata, cobre-se com outra rodela de batata (tenta-se emparelhar as rodelas conforme forma e tamanho) passa-se por ovo batido e frita-se ... maravilha! há anos que não como ..tenho que criar coragem para fazer, talvez na praia que tenho mais tempo. Beijinhos

    ResponderEliminar