sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

“Argo” – Aab Havij Bastani

Caríssimos,

Como vos tinha avisado, venho deixar-vos a minha primeira sugestão para degustarem enquanto vêem o filme “Argo”.
Em primeiro lugar, este filme foi realizado e protagonizado por Ben Affleck e é baseado em factos verídicos que tiveram lugar no Irão entre 1979 e 1980.
Passa-se mais especificamente aquando da invasão da embaixada norte-americana em Teerão, por militantes, em plena revolução iraniana, onde foram feitos 52 reféns americanos. Mas no meio deste caos, seis americanos conseguiram escapar e acabaram por se refugiar na casa do embaixador canadiano.
Sabendo que seria apenas uma questão de tempo até que fossem encontrados, e muito provavelmente mortos, a CIA envia um especialista neste tipo de operações para o local. Tony Mendez (Ben Affleck) vai tentar salvar a vida destes seis americanos recorrendo a um engenhoso e inesperado plano.
Incrível, cheio de suspense e com algum humor, é uma óptima escolha para iniciar esta “odisseia cinematicó-culinária” pelos filmes que estão a concurso na categoria de melhor filme para os Óscares 2013.
Ora, no que diz respeito à “paparoca” para acompanhar este filme, sugiro uma bebida/sobremesa Iraniana (ou Persa), já que a acção principal do filme se desenrola no Irão.
Apresento-vos Aab Havij Bastani, ou em bom português, sumo de cenoura com gelado de baunilha.
É muito fácil, vão precisar de:

Gelado de baunilha (2 bolas por pessoa);
Cenouras (2 por pessoa);
Canela (opcional)
Noz-moscada (opcional)
Sumo de cenoura e laranja tipo super-mercado

Este é um que no Irão é usado como uma bebida doce, fresca, revigorante e saudável.
Para além disso, é uma bebida/sobremesa muito fácil de se preparar.
Para fazer o sumo de cenoura, cosem-se as cenouras até ficarem moles, depois com a ajuda da varinha mágica reduz-se a puré. Ainda com a varinha mágica vai-se adicionando gradualmente o sumo de cenoura e laranja, até que a mistura fique com uma consistência do vosso agrado.
Num copo ou taça, junta-se duas bolas (ou mais, para os mais gulosos) de gelado de baunilha e o sumo de cenoura a gosto. Posto isto, tempera-se com canela e noz-moscada a gosto.
Como vêem nada mais fácil e depois é só desfrutarem da bebida e do filme.



Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Tem ótimo aspeto ... mais um para eu provar, tenho uma máquina que faz sumo de cenoura sem ser preciso cozer a cenoura, mas se calhar fica mais líquido, isso parece mais cremoso ... e para mim é com canela e noz moscada. Beijinhos
    Quero provar isso!

    ResponderEliminar