terça-feira, 26 de novembro de 2013

Desafios dos “Chefs” da minha Família – Arroz de Conserva Manná


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana volta com uma adaptação da sua rúbrica “Desafios dos ‘Chefs’”, mas desta vez não vou reproduzir uma receita de um famoso chef de cozinha, mas sim de um “Chef da minha Família”.

Não sei se se lembram, mas por algumas vezes já vos falei dos “chefs” da minha família e dos seus fantásticos dotes culinários e receitas, assim, desta vez resolvi fazer uma dessas receitas.

Ora nesta primeira receita resolvi homenagear uma grande chef, uma matriarca que dedicou muitos anos à missão de bem alimentar a sua família. Falo-vos da avó da senhorita Barrigana, D. Maria João, que é a autora de um único, inigualável, inalcançável e caloricamente saboroso “Arroz de Conserva Manná”.

Tradicionalmente, e segundo a receita da D. Maria João, este prato é feito apenas com atum, mas eu pessoalmente gosto de adicionar-lhe os filetes de cavala à portuguesa, pois estes dão um toque ligeiramente picante, mais rico e ajudam a que a conserva não fique com uma textura seca.
Para isto vão precisar de:

(Para 4 a 6 pessoas)
- 1 embalagem de 1kg de arroz carolino;
- 2 latas de filetes de atum em óleo vegetal Manná;
- 2 latas filetes de Cavala à portuguesa Manná;
- cerca de 300ml de Maionese;
- 5 Ovos (médios-grandes);
- Sal e pimenta;

Em primeiro lugar cozem-se os ovos e o arroz. Uma vez o arroz cozido, lava-se em água fria, para que não cole, facilitando assim o manuseamento e cortam-se os ovos em fatias (já sabem, os ovos devem ir ao frigorífico antes de se cortarem para ficarem mais firmes).

Numa taça, com a ajuda de um garfo e de uma faca, desfazem-se as conservas juntamente com um pouco (cerca de duas colheres de sopa) do óleo da lata, até que fiquem bem separadas, mas não desfeitas.

Depois num pirex, ou noutro recipiente para ir ao forno, unta-se o fundo com maionese. Nesta fase dispomos o arroz, a conserva, os ovos (temperados com sal e pimenta) e a maionese por camadas (seguindo sempre esta ordem), até acima. Termina-se sempre com uma camada de arroz e um pouco de maionese para dar alguma cor à última camada.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 a 45 minutos, ou até maionese no topo ficar dourada.

Este prato é ainda mais delicioso quando acompanhado de uma boa salada de alface, milho, ou até beterraba.

Sei que nesta altura muitos de vós ainda estão estupefactos pela quantidade industrial de maionese usada neste prato, mas vão por mim é mesmo necessária, faz toda a diferença. Eu já fiz o teste e comprovei esta teoria.

Experimentem, vale mesmo a pena.



Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframe.pt

1 comentário:

  1. É dos meus pratos preferidos, é ótimo, ainda hoje comi. Beijinhos

    ResponderEliminar