sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sobremesa cremosa de Feijoa


Olá a todos,

Hoje o Barrigana tem uma estreia nas suas receitas, não tanto pela receita em si, mas no uso de um ingrediente específico, a Feijoa.

A feijoa é um fruto originário das terras altas do sul do Brasil, do Paraguai, Uruguai e da Argentina, de cor verde e que atinge tamanhos semelhantes aos dos ovos de galinha. Muitas vezes chamada de “goiaba serrana”, ou de “goiaba-ananás” este fruto é muito semelhante em aparência e em sabor com uma goiaba.

O nome Feijoa foi atribuído pelo botânico alemão Otto Karl Berg que nomeou este fruto em honra do naturalista luso-brasileiro João da Silva Feijó (1760-1824). Durante o período em que viveu no Ceará, a coroa portuguesa encarregou João Feijó de enviar exemplares da flora da região para o Real Jardim Botânico da Prússia, daí a razão da homenagem.

Este é um fruto de ambientes quentes-temperados, ou subtropicais, mais característico do hemisfério sul, no entanto, também é cultivado em muitos países do hemisfério norte (Portugal incluído).                                             

Ora, eu já vos falei aqui das maravilhas de ter uma horta caseira, foi precisamente uma pessoa que tinha uma árvore deste fruto no quintal que me ofereceu alguns. Inicialmente, e uma vez que era um fruto que desconhecia totalmente, não sabia o que fazer com ele, mas depois de algumas provas resolvi fazer uma 
“Sobremesa cremosa de Feijoa”.
Vão precisar de:

(Para 4 doses)
- 10 feijoas (maduras);
- 1 pacote de natas para bater (cerca de 200ml):
- 2 claras de ovo;
- 8 a 10 bolachas “tipo digestivas”;
- 1 vagem de baunilha (ou aroma, ou essência);
- 1 laranja (sumo e raspa);
- Cerca de 75g de açúcar;
- 4 quadrados de chocolate negro;

Em primeiro lugar descascam-se e cortam-se as feijoas e colocam-se numa taça juntamente com três colheres de chá de açúcar, a raspa e o sumo de meia laranja e com a ajuda de uma varinha mágica (ou robot de cozinha) passa-se tudo até se obter uma espécie de geleia. Reserva-se no frigorífico.

Depois batem-se as natas com cinco a seis colheres de chá de açúcar, e com as sementes do interior da vagem de baunilha, até obter picos firmes. Nesta fase reservam-se no frigorífico.

Posto isto, batem-se as duas claras em castelo. A meio do processo juntam-se quatro colheres de chá de açúcar (aos poucos) até se formar um creme leve e macio (esfreguem o creme na ponta dos dedos para se certificarem que o açúcar ficou bem dissolvido nas claras). De seguida junta-se a mistura da feijoa a este 
creme, envolvendo levemente e leva-se ao frigorífico.

De seguida num recipiente colocam-se as bolachas, previamente esmigalhadas grosseiramente, juntamente com o sumo e a raspa da metade restante de laranja e mistura-se bem. Reserva-se.

Monta-se num copo, ou numa taça funda, dispondo os vários elementos por camadas. Primeiro a “espuma” de feijoa, depois as natas cobertas por alguns pedaços de chocolate negro, em seguida a mistura de bolacha, novamente as natas e a “espuma” de feijoa e assim sucessivamente até acima.

Termina-se polvilhando o topo com pequenos pedaços de chocolate, bolacha e rapas de laranja.

Saborosa, cremosa e fresca, é uma sobremesa a experimentar.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept    

1 comentário:

  1. Muito boa! aconselho vivamente que experimentem ... muito leve e agradável! Parabéns! Beijinhos
    A foto, como sempre, faz jus ao conteúdo.

    ResponderEliminar