quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Restaurante O Costa


Olá a todos,

A ilha de Faro tem vários pontos de interesse, a boa praia, a paisagem natural e também os restaurantes com excelente comida. Um desses restaurantes é “O Costa” situado no número 7 da Avenida Nascente (acho que é a única da ilha), muito perto da ponte que faz ligação a terra.

Inicialmente com o nome de “Piri-piri da Costa” esta casa foi um projecto iniciado por Diamantino da Costa no final dos anos 70, depois de ter regressado de Bruxelas. Tendo sido incluído no Guia Michelin de 2001, hoje é simplesmente conhecido como “O Costa”, continua a manter a qualidade, o bom gosto e acima de tudo os sabores que o tornaram famoso.

À primeira vista este restaurante é semelhante a qualquer outro, por momentos até pensamos que poderá ser uma tradicional marisqueira, mas desenganem-se, aqui vão provar sabores de outros lugares bem misturados com as melhores iguarias algarvias, passo desde já a enumerar algumas delas. Para entrada umas surpreendentes e condimentadas “Chamuças de Lingueirão”, umas saborosas e suculentas “Ovas de Choco fritas”, cheias de alho, azeite e picante (existe sempre a opção sem picante, claro) e para terminar (as entradas) um aromático e macio “Polvo à Galega”.

Como prato principal devo recomendar para os gostos mais tradicionais um “Arroz de Lingueirão” bem malandrinho e um “Choco frito” com alguns acompanhamentos menos habituais, mas igualmente saborosos. Para os paladares mais “internacionais” um cremoso e rico”Risoto de espargos e camarão”.

Para a ementa ficam os cinco Barriganas.

A decoração da casa transmite a filosofia da sua comida, ou seja, um restaurante português com muitos pormenores de decoração que nos fazem lembrar outras paragens, como quadros africanos, estátuas tailandesas, ou até adereços de parede das Caraíbas ou da China.

A paisagem é fabulosa, podemos sempre apreciar a nossa refeição com vista para a Ria Formosa e com o bónus de podermos ver os aviões a aterrarem no aeroporto de Faro, sem dúvida que é uma combinação única. Nos dias mais quentes podemos também apreciar de tudo isto na esplanada exterior.

Para complementar tudo isto, o atendimento é bastante simpático, profissional e atencioso.

Em relação ao ambiente ficam os cinco Barriganas.

O preço médio deste restaurante ronda os 15 e os 30 euros por pessoa, que é um preço um pouco acima, mas que é aceitável se tivermos em conta a ementa e o ambiente do mesmo. Considero-o um excelente sítio para um jantar especial. Para carteiras menos recheadas, mas Barriganas ávidas de novos sabores, existem várias “tapas” na ementa com preços bem mais acessíveis.

Assim, ficam os quatro Barriganas para o preço.

Uma agradável surpresa que vale a pena visitar.

Fotos e Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept



1 comentário: