segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“Bombons de Chocolate, castanha assada e jeropiga”


Olá a todos,

Hoje é dia 11 de Novembro, estamos no São Martinho. Este é dia o de castanhas assadas por eleição, de água-pé, vinho novo ou de jeropiga, conforme o gosto de cada um. É também um dia /noite dedicada ao convívio tradicionalmente à volta de uma fogueira, ou a saltar por cima de uma.

Estas festividades estão relacionadas com o final das vindimas (que tradicionalmente se realizam nos meses de Setembro e Outubro), quando o vinho está pronto, antigamente nesta as pessoas juntavam-se para o provar, daí se chamar este vinho de “vinho novo”, pois é um vinho com pouca maturação.

Como bom português, o Barrigana também gosta de celebrar este dia com uma boa castanha assada e um bom vinho novo, ou jeropiga. No entanto, o Barrigana também gosta de sair um pouco do habitual e assim hoje tenho para vocês uns “bombons de chocolate, castanha assada e jeropiga”. Vão precisar de:

- 1 tablete de chocolate negro (para usos culinários);
- Cerca de 15 castanhas;
- Cerca de 4dl de jeropiga;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 rodela de gengibre;
- 2 raspas de casca de laranja.

Em primeiro lugar retalham-se as castanhas e colocam-se numa frigideira (sem qualquer gordura) e deixa-se cozinhar, em lume alto, por cerca de 5 minutos. É a minha maneira de assar as castanhas mais rapidamente.

Uma vez as castanhas assadas deixam-se arrefecer e depois descascam-se e assam-se, com cerca de uma colher de chá de sal grosso, por mais 3 minutos, em lume médio.

Entretanto, num tacho juntamos a jeropiga, com o açúcar, o gengibre e as cascas de laranja e deixamos cozinhar em lume médio, até o líquido reduzir por metade.

Depois, para derreter o chocolate, levamo-lo ao micro-ondas por 30 segundos, retiramo-lo e mexemo-lo bem. Repetimos este processo até o chocolate estar completamente derretido (30 segundos de cada vez), mas atenção, entre cada 30 segundos deve-se mexer bem o chocolate para que não queime.

De seguida junta-se um pouco de sal grosso e de manteiga, ainda com o chocolate quente e deixa-se derreter. Nesta fase junta-se o xarope de jeropiga e mistura-se bem. Finaliza-se juntando as castanhas picadas, dispondo-as em formas e levando-as ao frigorífico até que solidifiquem totalmente.

Et voilá! Uma doce sugestão para comemorar o São Martinho.

Experimentem. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Tem ótimo aspeto! e a apresentação está com muito bom gosto. Foto 5 estrelas. Beijinhos

    ResponderEliminar