quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ovos cheios com mousse de Ovas de Cavala em Limão Manná


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz um prato para se confecionar com a pontinha dos dedos. É verdade, por muito estranho que vos pareça, o Barrigana não é só bifes e batatas com ovo a cavalo, também tem um lado mais chique e gourmet. E para mim o prato de hoje é o expoente máximo desse meu lado mais proteccionista.

É um prato que, em primeiro lugar, nos faz “comer com os olhos” e só depois nos “delicia a boca”. Para além disso é uma excelente opção para festas (ótimo para o Natal ou Passagem de Ano, que estão próximos) e é daqueles pratos que fazem sempre um brilharete, mas que na verdade é muito fácil de se preparar.

Neste caso escolhi, como “ingrediente principal” - qual cereja no topo do bolo - as “Ovas de Cavala em Limão” Manná. É um produto com bastante requinte que só por ele próprio já nos faz salivar e ainda para mais com aquele “toquezinho a limão”, que faz toda a diferença.

Assim, hoje tenho para vocês uns “Ovos Cheios com mousse de Ovas de Cavala em Limão” Manná. Vão precisar de:

(para encher cerca de 30 metades de ovo)
- 15 Ovos;
- 1 lata de Ovas de Cavala em Limão Manná;
- 1 iogurte natural magro;
- 1 colher de sopa de azeite;
- Cebolinho picado (a gosto);
- ½ colher de chá de pimenta de Caiena;
- Raspa de limão (a gosto);
- Caviar preto e/ou vermelho(ou sucedâneo de caviar);
- Sal e pimenta;

Começamos por cozer os ovos, em água fria com sal e vinagre. Assim que a água entrar em ebulição, deixa-se ferver por 11 minutos (no máximo) e retiram-se os ovos para uma taça com água fria para parar a cozedura. Uma vez frios, descascam-se e levam-se ao frigorífico por meia hora.

Passados os 30 minutos, retiram-se os ovos do frigorífico e com uma faca bem afiada (caso contrário, ao cortarmos os ovos ao meio, eles vão-se partir) dividem-se ao meio, retiram-se as gemas e põem-se de parte. Depois as claras voltam para o frigorífico.

Entretanto passamos ao recheio. Numa taça juntam-se todas as gemas, as Ovas de Cavala em Limão Manná, juntamente com duas a três colheres de sopa do óleo da lata, para dar um toque mais cremoso e um sabor mais forte a ovas e a limão. Depois adiciona-se o iogurte natural, o azeite, a pimenta de Caiena, a raspa de limão, o cebolinho picado e passa-se com ajuda da varinha mágica. Tempera-se com sal e pimenta a gosto.

Para finalizar enche-se a cavidade de cada ovo (onde antes estava a gema) com esta mistura e decora-se com cerca de ¼ de colher de chá de caviar preto e vermelho. Neste caso eu usei sucedâneo de caviar, que é uma opção bem mais em conta e que produz um efeito semelhante (pelo em termos de sabor) ao que teria o “caviar verdadeiro”. De qualquer forma, se tiverem oportunidade podem usar caviar.

Como vêm uma receita fácil, saborosa e muito requintada. Experimentem, é mesmo uma delícia.
       


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: