domingo, 10 de novembro de 2013

Conserveira do Sul – “A sorte protege os audazes”


Olá a todos,

Depois de vos ter anunciado aqui em “primeira mão” a parceria “Diários d’um Barrigana+Manná – Patês e Conservas de Peixe”, hoje cabe-me a missão de vos vir falar um pouco sobre a história da grande empresa por detrás desta marca: a Conserveira do Sul.

Fundada na cidade de Olhão, em 1954, a Conserveira do Sul é uma empresa de características familiares que é, nos dias de hoje, uma das mais importantes fábricas de conservas de peixe do país.

Mas voltando um bocadinho atrás, sim porque quero contar-vos esta história bem. Em 1918 chega à cidade o Sr. António Jacinto Ferreira para trabalhar no negócio do peixe em salmoura, tendo, décadas mais tarde, 
constituído com os seus filhos a Conserveira do Sul.

Depois da Primeira Guerra Mundial existiam 37 fábricas de conserva em Olhão. Em 1935, devido a um número exagerado destas unidades fabris foi implementada a proibição de abertura de novas fábricas, até porque muitas delas apresentavam condições de organização, produção e financeiras muito débeis. Desta forma e com todas estas circunstâncias, o número de conserveiras foi naturalmente diminuindo ao longo das décadas, sendo que, em 1995, apenas duas fábricas estavam ativas, uma delas a Conserveira do Sul.   

“A sorte protege os audazes” (Audaces Fortuna Juvat) é a frase pela qual se rege o trabalho da Conserveira do Sul desde a sua formação o que, apesar das várias crises do sector, tem feito a empresa continuar a enfrentar os vários desafios e alcançar inúmeros sucessos.  

Com a entrada de Portugal na União Europeia e com um mercado que se apresentava cada vez mais concorrencial, os desafios foram aumentando de fasquia.

Hoje em dia a Conserveira é uma empresa internacional, exportando os seus produtos para os “quatro cantos do mundo”, nunca tendo desvirtuado a sua organização familiar e apoiando-se sempre nos seus produtos de altíssima qualidade, aos quais consegue aliar tradição com um toque de modernidade.


Design por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept 

1 comentário:

  1. Essas conservas são ótimas ... hummm! Adorei o bonequinho ... está o máximo ... Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar