segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mezinhas e chazinhos


Olá a todos,

É verdade, o Barrigana não é de ferro e, à semelhança do mais comum dos mortais, também fica doente. Na semana passada tive alguns problemas de saúde… a chamada constipação, ou seja, dores de garganta, nariz entupido e a pingar, dores um pouco por todo o corpo, apatia, enfim, foram dois dias para esquecer.
Passei logo ao ataque (contra a constipação, claro) e para além dos habituais medicamentos, socorri-me também de uma ou outra mezinha e chá, que me ajudaram a eliminá-la.

Assim, hoje, como já chegaram os dias frios e chuvosos, que ajudam as gripes e constipações, resolvi deixar-vos aqui algumas mezinhas e chazinhos perfeitos para combater estas “maleitas”.

Mel com limão
O mel é conhecido por ajudar a fortalecer o sistema imunitário e pela sua acção antisséptica (indicada para as dores de garganta) e antibióticas. Para além disto o limão é rico em vitamina C e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Conclusão, uma excelente arma para estas situações. Contudo, há um senão, o mel engorda, tem quase tantas calorias como o açúcar branco, só para terem um noção, uma colher de chá de açúcar tem cerca de 60 calorias, uma de mel tem cerca de 55. Por isso atenção.

Numa taça, ou recipiente, junta-se algumas colheres de mel com sumo de limão, mistura-se bem e toma-se algumas vezes por dia. A mim alivia-me logo as dores de garganta.

Xarope de cenoura
É uma daquelas mezinhas excelentes para eliminar a tosse forte e irritativa. Tomo-o desde sempre e sinceramente não faço a mínima ideia porque é que faz bem, apenas sei que faz bem.

Cortam-se as cenouras às rodelas e colocam-se num recipiente juntamente com algumas colheres de chá de açúcar e com umas gotas de limão. O segredo está em deixar o recipiente ao relento durante a noite a apanhar o “cacimbo” (há quem diga cacimba ou cacimbe), ou seja, o orvalho da noite. Assim, ficamos com uma espécie de xarope muito doce no fundo que é muito bom para combater a tosse.

Chá de casca de romã
A romã contém propriedade anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação, as dores e o aparecimento de pus na garganta.

Confeciona-se adicionando pedaços da casca da romã a água e deixa-se ferver por 15 minutos, depois deixa-se o recipiente tapado até ficar morno, adoça-se com um pouco de mel e é só beber pelo menos três vezes por dia.

Chá de gengibre, limão, laranja, lima e mel
Esta é a minha própria receita, testada várias vezes e comprovada. O gengibre tem uma acção antiviral e anti-inflamatória, logo misturando este a vários outros ingredientes que ajudam a combater as gripes e constipações, não há mal, bicho ou aragem que nos apanhe.

Junta-se duas a três rodelas de gengibre (dependendo do tamanho) e uma raspa de casca de laranja, limão e lima a água a ferver, depois adoça-se tudo com uma a duas colheres de chá de mel.

É infalível, experimentem. 

Design por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário