sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ovos com tomate


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas. Desta vez é um prato perfeito para os dias que correm, bastante económica pois ainda estão cá os nossos queridos amigos da Troika. Para vocês tenho uns “Ovos com tomate”.

Estes são dois produtos bastante baratos e que quando acompanhados com algumas fatias de pão (que pode ser torrado) e com uma sopa ou salada fazem uma excelente refeição, equilibrada e pouco calórica (sim, porque o Barrigana também se preocupa, um pouco, com a linha). Os ovos são uma proteína de excelente qualidade sem gorduras saturadas e o tomate é muito rico em lipoceno (um antioxidante que protege as células) e vitamina C.

Ora, este prato é mais tradicional no sul do nosso país pois o cultivo de tomate é mais habitual nestas zonas devido às condições meteorológicas e geológicas. A maior parte da produção nacional está situada nos vales do rio Sorraia e Tejo e em terrenos perto do mar com terrenos arenosos e em que o clima é mais húmido e ameno. 

Os ingredientes são:
(para 2 pessoas)
- 4 ovos (2 por pessoa);
- 8 a 10 tomates chucha médios (o dobro dos ovos);
- ¼ Cebola (finamente picado);
- 2 dentes de alho (finamente picado);
- Sal e pimenta;
- Orégãos q.b.
- Fatias de pão; 

Em primeiro lugar coloca-se um tacho com água ao lume para escaldar os tomates. Assim que a água estiver a ferver colocam-se os tomates, previamente retalhados (basta fazer um corte em cruz na base do tomate) e deixa-se ferver por cerca de 5 minutos.

Posto isto retira-se a pele e as sementes e corta-se tudo em pedaços. Numa frigideira com azeite salteia-se a cebola e o alho e junta-se o tomate deixando cozinhar por alguns minutos. Nesta fase, com a ajuda de um garfo (ou qualquer outro instrumento que ajude a esmigalhar) esmigalha-se o tomate até se obter uma mistura com consistência de polpa, mas ainda assim com pedaços de tomate.

Juntam-se os ovos batidos e vai-se mexendo com cuidado para que não cole ao fundo da frigideira. Assim que atingir uma consistência pretendida (há quem goste mais seco ou mais húmido) finaliza-se temperando com orégãos, sal e pimenta a gosto.

Acompanha-se com algumas fatias de pão.


Como vêem é fácil, é barato e só não dá (infelizmente) milhões. 

Fotos por: Shot Frame - www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário: