terça-feira, 2 de julho de 2013

Nigella Lawson – Cheesecake de chocolate


Olá a todos,

Hoje, em mais um “Desafios do Chef”, o Barrigana decidiu fazer uma receita de uma das figuras do “mundo da culinária”mais mediáticas. Falo-vos de Nigella Lawson.

Nascida em Londres em 1960, Nigella é uma multifacetada chef de cozinha, apresentadora de televisão e jornalista. Filha de Nigel Lawson antigo “braço direito” (ex-chanceler do Tesouro) de Maragaret Tacher, Nigella cedo viveu “próximo da comida” uma vez que a sua família era a proprietária do império J. Lyons and Co., que incluía uma cadeia de restaurantes, uma cadeia de hotéis e uma empresa de produção de produtos alimentares.

Depois de se ter graduado na Universidade de Oxford, começou por trabalhar como revisora de livros e crítica de restaurantes, mais tarde foi vice-editora literária do jornal The Sunday Times. Em 1998 editou o seu primeiro livro (e primeiro bestseller) sobre culinária, “How To Eat” que vendeu cerca de 300.000 cópias. A partir daqui surgiram vários sucessos não só em livro, mas também com os seus programas de televisão, tendo o seu primeiro programa (Nigella Bites) atingido a média de 1,9 milhões de espectadores.

Hoje em dia é uma das mais respeitadas e reconhecidas chefs/celebridades da cozinha a nível mundial. Assim sendo, o Barrigana não podia deixar de fazer uma das suas receitas, por isso hoje trago-vos um delicioso e guloso “Cheesecake de chocolate”. Para isto vão precisar de:

(Para o biscoito)
- Cerca de 20 bolachas “digestive” (finamente moída );
- 1 colher de sopa de cacau;
- ½ barra de manteiga (s/ sal);

Depois das bolachas bem moídas, junta-se o cacau e a manteiga (à temperatura ambiente). Mistura-se tudo até obter uma mistura parecida com areia molhada. Neste ponto colocamos a mistura no fundo da forma de cheesecake e levamos ao frigorífico.

(Para a mistura do Cheesecake)
- 2 pacotes de queijo creme (à temperatura ambiente);
- 5 a 6 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de farinha maisena;
- 1 colher de chá de baunilha (aroma);
- 3 ovos;
- 3 gemas de ovo;
- 4 a 5 colheres de sopa de natas azedas;
- 1 colher de chá de cacau em pó;
- 1 ½ de chocolate negro;

Em primeiro lugar junta-se o queijo creme, o açúcar, a farinha maisena, o aroma de baunilha, os ovos, as gemas e as natas azedas. Mistura-se tudo bem até se obter uma mistura macia e esbranquiçada. Dissolve-se o cacau em pó com um pouco de água quente e junta-se à mistura.
Depois de derretido o chocolate negro (em banho maria) junta-se à restante mistura, mexe-se bem e coloca-se tudo na forma para ir ao forno.

Atenção a forma terá que ser bem envolvida em papel de alumínio pois vamos juntar água quente a um recipiente onde depois iremos colocar a forma do cheesecake para cozer no forno, desta forma a água não toca no cheesecake (que foi o que aconteceu com o meu, bastou um pouco de água para o biscoito ficar ensopado). Leva-se ao forno a 170 graus por 45 minutos a 1 hora.


E pronto, facílimo e delicioso. Experimentem.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário