terça-feira, 16 de julho de 2013

Lorraine Pascal – “Mil-folhas de mirtilos”


Olá meus amigos,

Hoje o Barrigana, em mais um dos seus “Desafios do Chef”, traz-vos uma saborosa sobremesa de uma das mais famosas chefs de “Terras de Sua Majestade”.

Falo-vos de Lorraine Pascal, uma chef, escritora e apresentadora de televisão inglesa que se tem destacado por cá com o seu programa “Baking made easy”, que tem passado na Sic Mulher.

Depois de se ter reformado da sua carreira de modelo (que iniciou aos 16 anos), Lorraine decidiu dar um novo rumo à sua vida. Começou por experimentar várias profissões, desde hipnoterapeuta a mecânica automóvel, mas foi na profissão de chef que encontrou o conforto de que estava à procura. 
Depois de ter “estagiado” em alguns restaurantes de Londres, Lorraine chegou à conclusão que não se adaptava à azáfama destas casas e resolveu especializar-se em bolos e pastelaria, facto este que a levou a abrir a sua própria loja a “Ella’s Bakehouse” (Covent Garden, Londres).

A partir daqui não parou e em 2011, estreou o seu primeiro programa televisivo (“Baking made easy”) que levou à publicação de um livro dedicado ao mesmo. Nesse ano iniciou ainda uma segunda série de programas (“Home cooking made easy”), acompanhado, mais uma vez, do respectivo livro, ambos venderam quase um milhão de cópias, apenas no Reino Unido.
Para hoje resolvi dedicar-me a um “Milfolhas de mirtilos”. Vão precisar de:

(Para cerca de 10 mil-folhas)
- 2 folhas de Massa folhada;
- 45g de açúcar de pasteleiro;
- Cerca de 200 ml de natas para bater;
- 1 vagem de baunilha (ou 1 colher de chá de aroma);
- Raspa e sumo de 1 limão;
- Cerca de 100gr de mirtilos. 

Em primeiro lugar estende-se a massa (caso necessário), numa superfície polvilhada com açúcar de pasteleiro, até obter uma massa com 2 a 3 milímetros e corta-se em rectângulos de 5x9 centímetros. Posto isto, polvilham-se os rectângulos com açúcar de pasteleiro e levam-se ao frigorífico por 30 minutos e depois vão ao forno por 5 minuto a uma temperatura de 200 graus centígrados. Passados os 5 minutos retiram-se e polvilham-se com mais açúcar para irem de novo ao forno por mais 5 minutos, até estarem dourados.

Para o recheio, batem-se as natas (bem frias) com o açúcar e a baunilha até obtermos um creme consistente. De seguida juntamos as raspas e o sumo e envolvemos bem e com a ajuda de um saco de pasteleiro despejamos o creme, fazendo formas de pequenas gotas, na primeira camada de mil-folhas, finalizando com alguns mirtilos. A meio da base da segunda camada dispõe-se uma linha (grossa) de creme, para que esta camada “cole” à anterior. Recheamos a segunda camada da mesma maneira que fizemos com a primeira. 

Terminamos cobrindo estas duas, com o terceiro rectângulo de mil-folhas e polvilha-se com mais açúcar de pasteleiro.

“Et voilá!” Espero que gostem. 

Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário