segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pimentos Verdes


Olá minha gente,

No verão o Barrigana adora cozinhar coisas próprias desta estação. Um desses grandes petiscos são sem dúvida pimentos assados na brasa, huumm espectáculo. Uns belos pimentos a acompanhar um peixe fresco acabado de assar, muito bom.

Mas há sempre um problema com os pimentos, principalmente com os verdes, são indigestos. Muitas vezes passamos o resto da tarde a arrotar a pimentos, ou com a sensação de estômago inchado e por vezes azia.

Se já cozinharam com os três “tipos” pimentos já devem ter reparado que os pimentos amarelos e vermelhos têm um travo mais doce, depois de cozinhados, em relação aos verdes. Isto deve-se ao facto dos pimentos verdes serem a versão não amadurecida dos pimentos amarelo e vermelho. Ou seja, no seu ciclo de amadurecimento, o pimento passa por três fases com três cores diferentes, verde (fase inicial), amarelo (fase intermédia) e vermelho (fase final). É este facto que faz o pimento verde ser mais indigesto, por ainda não estar na sua fase madura, à semelhança de outros frutos quando ainda estão “verdes”.

Mas, nada temam! O Barrigana tem a solução para continuarem a comer calmamente os vossos pimentos verdes (e os outros também). Basta usarem os pimentos sem pele, pois a pele é outro dos elementos que torna os pimentos mais indigestos. Esta sai facilmente quando são assados na brasa (directamente em cima das brasa ou na grelha), no forno, ou mesmo directamente na chama do fogão. Este processo queima a pele exterior do pimento, permitindo que a possamos retirar com grande facilidade.

Logo após termos os pimentos assados colocamo-los dentro de água e assim retiramos-lhes a pele. Outra técnica é coloca-los quentes dentro de um saco e deixar que o vapor produzido torne a pele macia, depois é só retirá-la com a ajuda de água fria.

Outra dica é limpar bem o interior dos pimentos antes de os ingerir, uma vez que outro dos elementos nocivos para a digestão são os veios que os pimentos têm no interior, estes têm que ser totalmente retirados.
Pronto! Já sabem. Quando quiserem comer uns belos pimentos assados basta seguirem estas dicas e garanto-vos de que a vossa digestão será bem melhor.

Design por: Sara Costa – sarajfcosta.wix.com/fotografia



1 comentário: