terça-feira, 30 de julho de 2013

Andy Bates – “Ovos Escoceses Vegetarianos”


Olá pessoal,

Hoje o Barrigana colocou, mais uma vez, as suas capacidades à prova para vos trazer uma receita de um chef famoso. Desta vez, venho falar-vos de Andy Bates.

Andy, nasceu em Mersham, perto de Ashford no sul do Reino Unido e o seu primeiro contacto com as “artes culinárias” foi aos 15 anos quando começou a trabalhar num pub a lavar pratos,  onde posteriormente começou a cozinhar.  

O passo seguinte já era esperado, Andy foi para “Catenbury College” e formou-se em catering. O que veio depois é que já foi totalmente inesperado. Nos dez anos que se seguiram dedicou-se à produção de videoclips e vídeos publicitários, apesar de nunca ter deixado de cozinhar para os aniversários de amigos.

Apelidado de “O Príncipe das Tartes” (The Prince of Pie), ou de “Homem Tarte” (Pie Man), Andy começou por abrir uma banca para vender as suas deliciosas tartes, em 2008. A partir daí os seus produtos ganharam fama, “obrigando-o” a abrir mais bancas em diferentes locais. O sucesso foi tanto que foi convidado para apresentar um programa televisivo sobre  “comida de rua” (Andy Bates: Street Feasts), programa esse que, na sua segunda temporada o levou aos E.U.A. (Andy Bates: American Street Feasts), que por cá podem ser vistos no Food Network.

A sua cozinha é assumidamente inspirada por clássicos ingleses, aos quais muitas vezes gosta de dar um toque especial. É o caso da receita que vos trago hoje, “Ovos escoceses vegetarianos”. Para isto, vão precisar de:

(para 4 ovos)
- 6 ovos (L ou XL);
- Cerca de 200gr de grão (enlatado, ou previamente cozido);
- Cerca de 200gr de feijão vermelho (enlatado, ou previamente cozido);
- Cerca de 200gr de feijão manteiga (enlatado, ou previamente cozido);
- 15g de coentros frescos;
- 125gr de farinha (temperada com sal e pimenta);
- 125gr de pão ralado;
- 1 colher de sopa de gengibre;
- 1 colher de sopa de piripiri;
- Óleo vegetal (para fritar);

Em primeiro lugar cozem-se quatro ovos numa panela com água a ferver e sal por seis minuto e meio. Retiram-se, colocam-se numa tigela com água fria e descascam-se.

Depois de lavar bem o grão e os feijões, passam-se com a ajuda de uma varinha mágica, até se obter uma pasta homogénea. Junta-se o pão ralado, um ovo batido, coentros, gengibre, piripiri, sal e pimenta. Divide-se em quatro porções de 100g e espalma-se por cima de um quadrado de película antiaderente de 40 cm, colocam-se os ovos em cada um e cobrem-se enrolando a massa à sua volta até se obter uma forma oval.   

Passa-se cada um deles por farinha, ovo batido, pão ralado, cobrindo-os completamente e repetindo este processo mais uma vez.

Fritam-se em óleo bem quente por cerca de oito minutos, ou até estarem dourados e estaladiços. Escorre-se o óleo com a ajuda de papel de cozinha absorvente e serve-se.

Um clássico inglês com um toque muito especial. Experimentem. É delicioso.


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

5 comentários:

  1. tentei. Nao me correu nada bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece a todos, acredite. Há alguma dificuldade especial? O Barrigana pode ter uma dica fundamental.
      Tenha calma, não desista e tente outra vez, vai ver que corre melhor. :)

      Eliminar
  2. Eu gostaria de comer esse ovo tão d+ mais eu sou uma pessoa humilde pobre não tenho nem dinheiro pra pagar passagem pra mim viajar pra são Paulo pra mim comprar passagem para a INGLATERRA ou qualquer país que tem essas raridades saudáveis ah se vocês pudessem me ajudar em nome do Senhor Jesus eu iria agradecer vocês de um jeitinho simples e saudável 😣🤗⭐

    ResponderEliminar
  3. Socorro quero ir embora do fim de mundo chamado gamileira me localizem em nome de DE DEUS RÁPIDO 😖😵🙏🌟

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que vocês viram meu comentário de Socorro Amém vocês vão ser abençoados e vão ter muita saúde ok? Good Aftnoo

    ResponderEliminar