sexta-feira, 19 de julho de 2013

Granizado de meloa


Meus amigos,

Sem querer ser repetitivo (mas já o sendo), hoje o Barrigana traz-vos uma receita fresca e deliciosa ideal para uma destas tardes em que o calor aperta, em que já não sabemos para que lado nos havemos de virar.
Por estes meses, uma das frutas que mais está na sua época é a meloa. Ora a meloa (em conjunto com o melão e a melancia) é um dos melhores frutos para combater os dias de grande calor, pois a sua constituição é quase na sua totalidade água, o que ajuda a combater a desidratação e ajuda na redução da temperatura corporal.

Para além disso (e de muitos outros benefícios), a meloa é rica em vitaminas B que são das principais responsáveis pela produção de energia do corpo e também é rica em açúcares, que ajudam a combater aquela moleza que nos dá quando está muito calor.
Assim, hoje para vocês tenho um refrescante granizado de meloa. Vão precisar de:

(para 2 ou 3 pessoas)
- 1 meloa inteira (totalmente congelada);
- Cerca de 20 cl de água;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- Sumo de ½ lima (ou limão);

Para começar põe-se a meloa inteira (com sementes e tudo) no congelador (caso não tenham espaço cortem-na em metades ou quartos) e deixem-na congelar totalmente – cerca de 2 dias.
Passado este tempo, retira-se a meloa e com a ajuda de faca de serrilha (faca do pão, por exemplo) corta-se a meloa em cubos grandes, retirando a casca e as sementes. Dissolve-se o açúcar em água e sumo de lima e junta-se à meloa, com a ajuda de uma varinha mágica reduz-se tudo. Serve-se de imediato, antes que derreta.

Caso queiram que a consistência do granizado se mantenha por mais algum tempo, junta-se uns cubos de gelo quando se serve.

Fresco, saboroso e ainda para mais saudável. É possível fazer melhor?    


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Parece-me bem ... acho que vou preferir de melão. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar