sábado, 20 de abril de 2013

Fusili de salmão fumado, alho-francês, cogumelos e vodka

Boas pessoal,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas.
Esta é uma receita que me é muito querida porque utiliza um ingrediente que durante alguns anos teve grande importância na minha “dieta”. Falo-lhes de massa fusili, sim massa fusili…durante algum tempo, quando era um jovem universitário e não tinha grande coisa para comer em casa, era sempre ao fusili que recorria. Fusili com atum, com espinafres,…enfim as opções eram infindáveis.
Mais tarde comecei a acrescentar outros ingredientes, com salmão fumado, com natas e bacon, com cavala enlatada, entre outras.
Mas para esta receita resolvi combinar vários ingredientes que se complementam e depois dar-lhes um toque especial. Por isso hoje trago-vos “Fusili de salmão fumado, alho francês e vodka”. Os ingredientes são:

(Para 3 pessoas)
- Cerca de 200g de Massa Fusili;
- 120 g Salmão fumado marinado;
- Natas;
- Alho francês;
- Cogumelos paris;
- Vodka (4 colheres de sopa)
- sumo e raspas de 1 Limão;
- Sumo e raspas de 1 lima;
- Sumo e raspas de 1 laranja;
- ½ cebola roxa;
- Massa de alho;
- Cebolinho (para guarnecer)

Em primeiro lugar, numa frigideira com azeite e massa de alho salteia-se a cebola roxa picada e juntam-se os cogumelos em quartos e o alho francês laminado. Salteia-se tudo durante cerca de 10 minutos, tempera-se levemente com sal , pimenta e uma noz de manteiga e juntam-se cerca de duas colheres de sopa de vodka. Deixa-se cozinhar por mais uns minutos, para evaporar o álcool.
Nesta fase junta-se uma colher de chá de sumo e raspas de limão, lima e laranja. Depois junta-se as natas e incorporam-se com os vegetais.
Posto isto junta-se a restante vodka (cerca de mais duas colheres de sopa), mais duas colheres de chá da raspa de limão, lima e laranja e tempera-se a gosto com sal e pimenta. Deixa-se cozinhar por mais alguns minutos. Uma vez já fora do lume junta-se o salmão previamente cortado em tiras grandes e mistura-se.
Coze-se a massa fusili com um fio de azeite a orégãos.
Junta-se a mistura à massa e guarnece-se com cebolinho picado. “Et voilá!”.
Recomendo que experimentem. A vodka combina muito bem com os citrinos e dá um toque diferente e saboroso ao prato.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

5 comentários:

  1. Obrigado. Sim o aspecto é bom, e o sabor ainda é melhor. Confirmo. Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. É ótimo, adorei! boa combinação de sabores ... sim ... porque eu tive o privilégio de experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pode- se substituir a vodka por outro álcool qualquer ??

    ResponderEliminar
  4. Claro. Desde que não seja uma bebida que deixe um sabor muito forte na comida (uma vez evaporado o álcool), como por exemplo bebidas licorosas ou com sabores mais adocicados ou muito acentuados. Whisky, conhaque, rum (branco), cachaça, medronho, aguardente, bagaço, qualquer coisa deste género funciona bem. :)

    ResponderEliminar