terça-feira, 23 de abril de 2013

Jamie Oliver – “Smoothie” de banana, framboesas e gengíbre

Boas minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos uma receita de um dos chefs mais mediáticos do mundo. Quantos de vós não conhece o tão famoso Jamie Oliver…bem me parecia. Ninguém.
Entre programas de televisão, livros de receitas e restaurantes, Jamie criou um pequeno império. Mas tudo isto começou no pub dos seus pais, em Clavering, Essex. Aos 16 anos o seu desempenho escolar não era brilhante, desistiu de estudar devido à sua dislexia e dedicou-se à música com a sua banda, os “Scarlet Division” (cuja música entrava no genérico de um dos seus programas, o “Oliver’s Twist”, que passou por cá na RTP2). Entretanto, entrou na escola culinária de Westminster e começou a trabalhar com o seu mentor, Genaro Contaldo (que também já apareceu em vários dos seus programas).
Devo confessar que sou fã deste chef. Tem uma cozinha descontraída, que tanto nos apresenta os mais elaborados pratos, passando por vários clássicos da cozinha de várias partes do mundo, podendo acabar nas mais simples, práticas e deliciosas criações.
Com tantos pratos que poderia fazer deste chef, eu resolvi fazer um simples, fresco e saboroso “smoothie” de banana, framboesa e gengibre.
Para esta receita vão precisar de:

(para 2 pessoas)
- 2 bananas;
- Cerca de 12 framboesas;
- 1 pedaço de gengibre (com cerca de 3 a 4 cm);
- 2 colheres de chá de mel;
- 1 a 2 iogurtes naturais;
- 3 a 4 colheres de sopa de leite;
- Amêndoas

Em primeiro lugar, num saco de congelação coloca-se a banana às rodelas e as framboesas e leva-se a congelar.
Uma vez congelada a fruta e, com a ajuda de uma varinha mágica, ou de um robot de cozinha, passam-se todos os ingredientes. Depois é fundamental provarem e ajustarem tanto a textura (juntando mais leite, por exemplo), como o doce (adicionando mel) da mistura.
Uma dica. Não sirvam o “smoothie” logo, deixem no frigorífico por cerca de 5 a 10 minutos e os sabores vão estar muito mais apurados.
Outra excelente combinação seria substituir as framboesas por morangos.
Esta é uma boa forma de usar fruta que já está muito madura.
Experimentem, é uma receita que faz furor com as crianças, tanto os vossos filhos, como a criança que temos dentro de nós.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário