terça-feira, 16 de abril de 2013

Chef Pedro Lopes - Camarão salteado com manga, malagueta, alecrim e salada de rúcula

Olá pessoal,

Hoje o Barrigana faz “challenge accepted! ” à receita de “Camarão salteado com manga, malagueta, alecrim e salada de rúcula” do chef Pedro Lopes.
Para o chef, a cozinha despontou num momento em que, aos 18 anos, procurava um caminho. Recorda, que na altura as dúvidas eram muitas e que “não sentia qualquer vocação”, acrescenta. No seu caso essa afinidade foi nascendo e crescendo com o tempo.
Foi no restaurante leiriense “Pontuel” que se tornou chef. Para ele aconteceu naturalmente. “Deram-me essa oportunidades e eu arrisquei”. E até hoje, continua, em conjunto com a sua equipa, empenhado em conquistar a confiança dos comensais com os seus pratos.
Hoje escolhi esta receita por combinar bem a frescura da manga, com o picante da malagueta e o apimentado da rúcula. Para o prepararem vão precisar de:

- Camarão (21/30);
- Alho laminado;
- Vinho branco;
- Sumo de limão;
- Malagueta;
- Alecrim;
- Azeite virgem extra;
- Sal marinho
(Para a salada)
- Rúcula;
- Vinagrete;
- Manga;
- Flor de sal;
(para o vinagrete)
- Azeite;
- Vinagre de vinho branco/balsâmico;
- Sal fino;
- Mostarda

Bom. Para começar devo dizer que, apesar da receita ser feita com camarão 21/30, eu tinha um resto de camarão 40/60 no congelador, por isso não pensei duas vezes e usei.
Descascam-se os camarões, que se salteiam em azeite bem quente. A este salteado acrescenta-se o alho, alecrim e sal marinho.
Finaliza-se esta fase, refrescando com sumo de limão e vinho branco.
Posto isto, dispõe-se a manga cortada e sobrepõe-se o camarão. Nesta fase guarnece-se com a salada de rúcula.
Para o vinagrete emulsiona-se numa taça, com a ajuda de varas, a mostarda, com o vinagre e o sal. Depois de bem envolvido, adiciona-se o azeite em fio até obter um molho espesso e de aspecto homogéneo, que se adiciona ao prato.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Deve ser bom, tudo ingredientes que eu gosto e tem um aspeto requintado ... vou esperar para provar. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar