sábado, 13 de abril de 2013

Morangos com redução de vinagre balsâmico

Olá pessoal,

Chegou a Primavera, é verdade, acabou-se o Inverno, o frio e a chuva (ou pelo menos em parte). Os dias estão maiores e bem mais amenos, ainda bem porque já ninguém podia com mais chuva. Ainda por cima se acrescentarmos a dias frios e chuvosos, as notícias (que nos são transmitidas em catadupa) sobre a situação cada vez ais ruinosa do pais, assim é para esquecer.
Já sei o porquê de nos países do norte da Europa se bebe ainda mais do que em Portugal, de certo que será para esquecer de que para além da língua horrível, têm um clima ainda mais pavoroso. Simplesmente não dá para aguentar.
Por isso mesmo, para celebrar a chegada da Primavera, resolvi fazer para hoje um prato especial. Doce, fresco e sumarento. Assim, trago-vos uns “Morangos com redução de vinagre balsâmico”.
Vão precisar de:

- 200 g de morangos (portugueses, claro);
- 1 embalagem de 200 ml de vinagre balsâmico;
- 2 colheres de sopa de mel (mal cheias);
- 1 colher de chá de açúcar;

Numa frigideira ou tacho aquece-se o vinagre balsâmico até ferver. Neste ponto deixa-se ferver por 5 minutos, depois baixa-se o lume e deixa-se o vinagre a cozinhar em lume brando por mais 20 a 25 minutos, ou até o molho ter reduzido por metade.
Nesta fase junta-se o mel e o açúcar e mexe-se até estar tudo bem dissolvido. Põe-se a redução numa taça e deixa-se arrefecer à temperatura ambiente.
Servem-se os morangos vertendo a redução por cima. Doce e fresca é uma óptima sobremesa primaveril e que ao mesmo tempo nos deixa tempo para apreciarmos os dias mais longos que aí vêm.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

3 comentários:

  1. De facto, é uma bela receita para receber a Primavera que parece estar a chegar, agora creio que é para ficar. Bem precisamos de sol para alegrar-nos a alma!
    Uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Isabel. De facto são uma óptima sobremesa para começar a Primavera. Bons cozinhados e uma boa semana também para si.

      Eliminar
  2. Experimentei e gostei, com um flute de espumante/champagne ou um bom vinho branco (prefiro este)é óptimo. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar