segunda-feira, 8 de abril de 2013

Peixe em Lisboa 2013

Meus amigos,

Hoje venho falar-vos de um evento que, desde 2008, tem feito as delícias de muita gente, eu incluído.
Estou a falar-vos do “Peixe em Lisboa”, que se realiza de 4 a 14 de Abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Desde a sua primeira edição, o objectivo deste evento (organizado pelo Turismo de Lisboa) tem sido enaltecer e “dar a conhecer” ao Mundo um dos melhores produtos que o nosso país tem para oferecer…os vários produtos que os nossos mar e rios nos dão.
É com esse objectivo que o “Peixe em Lisboa” organiza várias actividades para os visitantes. Para além dos maravilhosos pratos cozinhados pelos melhores chefes dos melhores restaurantes portugueses, podemos desfrutar de apresentações de chefes ao vivo, do mercado gourmet (onde podemos provar e comprar vários produtos típicos), as provas de vinho, entre múltiplas outras actividades temáticas.
O preço dos bilhetes para um dia do evento é 15 euros por pessoa e dá direito a uma senha de degustação no valor de 5 euros, uma senha de bebida no valor de 1,50 euros e a um copo para a degustação de vinhos. É verdade que para bolsos mais apertados (e nos tempos que correm) são preços um pouco “difíceis”, mas que, se pensarmos que temos acesso a uma refeição de dois pratos (com bebida incluída) dos melhores restaurantes nacionais, por uma média de 23 euros (comprando à parte, por exemplo, uma senha adicional de 8 euros), compensa.
Para além disso, e se vos der um “ratinho na barriga” (que no meu caso é mais, uma ratazana) podem ir ao mercado gourmet e petiscar umas provas grátis…, uma bolachinha aqui, …um copinho de vinho ali, …um pãozinho no azeite acolá, “et voilá”, ficamos bem, pelo menos até ao jantar.
Vale também a pena, considerar as opções “mais económicas” que a organização oferece este ano, nomeadamente, nos dias de semana e nas entradas de grupos de cinco pessoas.
Na minha opinião, hoje em dia (e na verdade desde a sua primeira edição), este é um dos mais importantes eventos gastronómicos realizados em Portugal e graças aos “deuses da culinária” tem-se mantido assim ao longo dos anos.
É, sem dúvida, um evento que tenho “tatuado” na minha “agenda cerebral” e só espero que, à semelhança de muitas outras boas iniciativas neste país, não deixe de se realizar por falta de dinheiro, ou interesse político.
Recomendo vivamente a visita. Aproveitem, vale mesmo a pena. Ah! E depois quero ver os vossos comentários ao evento, aos melhores pratos e produtos mais interessantes.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Eu só não fui ao 1º por desconhecimento, desde então... é um dos eventos que aguardo com muito prazer. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar