segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chef José Avillez – Carpaccio de Mozzarella

Olá minha gente,

Hoje o Barrigana, em mais um “desafio do Chef”, vai colocar-se à prova com uma receita de um dos chefs mais reconhecidos e acarinhados pelo público português. Falo do Chef José Avillez.
A cozinha sempre foi uma paixão para Avillez, contudo, foi apenas no ano em que finalizava a licenciatura em Comunicação Empresarial que decidiu levar a sério essa paixão.
A partir dessa altura nunca mais parou. Enriqueceu a sua formação com variadas viagens, formações estágios e experiências profissionais, destacando-se a passagem pela cozinha do restaurante “El Bulli” liderado pelo emblemático Ferran Adrià, que se revelou como uma das experiência mais marcante para José Avillez.
Em 2008 surgiu o convite para o lugar de Chef Executivo no restaurante Tavares, onde em pouco mais de um ano conseguiu uma estrela Michelin. Em 2011, deixou o Tavares para se dedicar ao Cantinho do Avillez e ao Belcanto, tendo, este último, sido também distinguido com uma estrela Michelin, em Novembro de 2012.
Para além disto, José Avillez divide o seu tempo também com a sua empresa de consultoria (José Avillez Consultoria), o seu serviço de catering (a José Avillez Catering) e take-away (a JA em casa). Conta também com um programa de televisão (na SIC Mulher) o “JA ao Lume”e vários livros editados.
A receita que vos trago deste chefe, é um entrada muito simples e saborosa, que pode muito bem fazer parte de uma das vossas refeições nesta semana (em que, tradicionalmente, não se “pode” comer carne). Vão precisar de:

(Para 2 pessoas)
- 1 mozzarela de bufala;
- 2 a 3 morangos;
- 20 folhas de manjericão;
- 2 colheres de sopa de pinhões torrados ( ou amêndoas);
- Azeite (q.b.);
- Sal e pimenta (q.b.);

Em primeiro lugar, corta-se a mozzarela em fatias finas com cerca de 2 mm e os morangos em cubos pequenos.
Numa frigideira torram-se os pinhões. Neste caso, e depois de ter percorrido vários super e hiper-mercados e depois de ter chateado os vizinhos, não consegui encontrar pinhões. Logo, tive que usar amêndoas, que não ficaram nada aquém.
Com a ajuda de uma varinha mágica passam-se as folhas de manjericão com 2 colheres de sopa de azeite, sal grosso e pimenta a gosto, até se formar uma pasta.
Para finalizar dispõem-se todos os ingredientes no prato, regando-os com a “pasta” de manjericão. Caso necessário, tempera-se com mais sal e pimenta.
Vão por mim. Experimentem. É bem saboroso, barato e fácil de fazer.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Esta é daquelas que podes pôr na lista para o Verão. Beijinhos Linda

    ResponderEliminar