quinta-feira, 11 de abril de 2013

Comida de Tourada/Futebol

Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos uma memória muito particular.
Mas em primeiro lugar, e especialmente para os mais sensíveis, devo dizer que cresci numa cidade (Alcácer do Sal) em que existe uma grande “afición” em relação às corridas de toiros/touradas, logo eu, quando era “gaiato”, ia a muitas, por isso para mim é um tema muito normal.
A questão é que, nesses tempos, a tourada representava para mim todo um ritual, maioritariamente gastronómico. Sim, é verdade, eu admito, também gostava do “espectáculo”, mas o que é facto é que das melhores memórias que tenho deste tema, é da comida que lá comia.
Na verdade, cheguei a uma brilhante conclusão relativamente à comida de tourada, é bastante semelhante à comida de futebol…queijadinhas de Sintra, batatas fritas, gelados, ou pelos menos do futebol dos estádios ditos ”mais pequenos”. Ainda para mais, toda a gente sabe que muitos jogos de futebol parecem autênticas touradas.
Nunca me vou esquecer, particularmente dos pregões dos Srs. Das queijadinhas de Sintra…”óóóólhá queijadinha de siintra!”
Era, sem dúvida, uma tarde bem passada, o menu habitual era uma ou duas queijadinhas de Sintra (no local, o resto ia para casa) e depois, caso o orçamento permitisse, um geladinho, nada melhor.
E vocês? Que memórias têm das comidas destes “eventos”?

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Para mim 'idas à bola' era sinónimo de ...castanhas assadas, tremoços, pinhões torrados que se abriam com uma chavinha feita em arame, gelados, batatas fritas ... dependia da época do ano. Beijinhos e obrigada pelas memórias. Linda

    ResponderEliminar