quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ceia de Natal II - Polvo no forno com panquecas de batata


Olá minha gente,

O Barrigana está de volta para o “round II” das receitas dedicadas ao Natal. Desta vez venho trazer-vos uma sugestão baseada num dos grandes clássicos desta festividade, O POLVO.

Tradicionalmente assado no forno com batatas, o polvo é um dos ingredientes mais presentes na mesa dos portugueses. Apesar disto, eu resolvi dar “uma voltinha” ao prato e fazer de outra maneira, em vez das habituais batatas no forno, resolvi fazer umas panquecas de batata, assim, hoje trago-vos “Polvo no forno com panquecas de batata”.

Deixo-vos para já uma sugestão, caso queiram poupar mais uns euros, a pota é uma excelente opção para substituir o polvo, contudo, garanto-vos já que não é a mesma coisa, mas “faz o efeito”.

Vão precisar de:

(Para 3 pessoas)
Para o polvo
- 800g de polvo (congelado);
- 6 dentes de alho;
- 6 folhas de louro;
- 4 colheres de chá de paprica;
- sal e pimenta q.b.
- Sumo de ½ limão;
- ½ molho de coentros (picados);
Para as panquecas
- 2 ovos;
- 1 cebolo (picado);
- ¼ de cebola (picada);
- 5 ramos de coentros (picados);
- Cerca de 30cl de leite;
- 8 batatas (tipo batata pequena;
- Cerca de 3 a 4 colheres de sopa de farinha (com fermento);
- 1 colher de sopa de azeite;
- Sal e pimenta q.b.

Começa-se por cortar o polvo em pedaços e por colocá-los numa assadeira. Posto isto tempera-se com azeite, sal (muito pouco), pimenta e paprica a gosto, depois colocam-se os dentes de alho esmagados, as folhas de louro e rega-se com um pouco de sumo de limão. Termina-se deitando mais um pouco de azeite e misturando tudo. Leva-se ao forno por cerca de uma hora a um hora e um quarto. Quando estiver quase pronto juntam-se os coentros picados.

O segredo para obter um polvo macio sem ter que o cozer primeiro é tê-lo congelado, quando o formos usar, devemos deixá-lo descongelar completamente antes de o cozinharmos.

Para as panquecas de batatas, em primeiro lugar assam-se as batatas no forno até ficarem macias, depois retira-se a pele e esmaga-se o interior da batata com um pouco de farinha (3 colheres de chá) e deixa-se arrefecer por 15 minutos até ficarem mornas.

Depois, numa taça juntam-se os ovos, a cebola, os coentros e o cebolo picado, o azeite, o leite e a farinha e mistura-se bem. Assim que as batatas estiverem mornas juntam-se a este preparado e mistura-se muito bem com a ajuda de uma vara de arames (não há problema se as batatas não se desfizerem completamente, é bom que haja alguma textura de batata). Numa frigideira antiaderente untada com pouco azeite coloca-se cerca de uma colher de sopa e meia da mistura das panquecas, formando círculos com cerca de sete centímetros de diâmetro e com cerca de dois centímetros de espessura. Deixa-se cozinhar até ficarem tostadas (assim que se começam a formar bolhas no cimo é sinal de que está cozinhada desse lado) depois vira-se e deixa-se cozinhar mais dois minutos do outro lado.

Finaliza-se servindo o polvo por cima das panquecas e acompanhando com uma boa salada de rúcula.

Como vêm uma sugestão fácil, saborosa e em parte fora do normal, para animar a ceia de todos nós.

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Ótimo! Adorei! tive o prazer de fazer parte dos 'provadores oficiais' do Barrigana e estava tudo muito bom, o cuidado na apresentação também é de realçar ... a foto como sempre faz jus ao prato. PARABÉNS! Beijinhos

    ResponderEliminar