sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ceia de Natal III - Arroz rico de Peru e Cogumelos


Olá a todos,

A cada dia que passa estamos mais perto do Natal e quantos de nós passamos horas e horas na cozinha a fazer comida para a consoada. O Barrigana quer acabar com isso, mas sem nunca “desrespeitar” a tradição da época.

Pergunta. Qual o prato de Natal mais trabalhoso e que leva horas a preparar….isso mesmo o “PERU”. 

Quantas horas passamos nós de volta de uma ave semi-gigante de pele enrugada e ligeiramente mal cheirosa, a fazer recheios, assar, etc, etc… horas, hoje vou combater isso. Assim, hoje tenho para vocês um “Arroz rico de Peru e Cogumelos”, simples de preparar, saboroso e acima de tudo barato, muito barato.

Adeus a esses tempos, basta cozinhar tudo na panela e “Voilá” temos um prato para o jantar de Natal. E mesmo assim se tiverem um daqueles familiares chatos que pergunta “Então e o peru?!...isso não é o peru??” podem sempre dar uma desculpa de que já não havia no supermercado, ou que o que já tinham preparado caiu no chão e o “Bobby” jogou-se a ele como se não houvesse amanhã. Enfim, sejam imaginativos.

Para isto vão precisar de:
(Para cinco pessoas)
Para o arroz rico
- 1 chávena e ½ de arroz carolino (cerca 150 a 200g);
- ½ cebola picada;
- 3 dentes de alho picado;
- 1 pedaço de gengibre picado (cerca de 2 cm);
- ¼ de pimento amarelo e vermelho (em cubos pequenos);
- 2 cebolos (fatiados);
- 12 cogumelos brancos (em fatias);
- 6 cogumelos secos (tipo shitake ou porcini);
- 1 cenoura (grande);
- 3 pedaços de tomate seco (picados);
- Cerca de 1l de caldo de carne ou de frango;
- ½ copo de vinho branco;
- 1 bife de peru (em pedaços);
Peru
- 5 bifes de peru (em pedaços grandes);
- 3 dentes de alho;
- 3 folhas de louro;
- ½ copo de vinho branco;
- 2 colheres de sopa de martini (rosso);
- Paprica q.b.;
- Sal e pimenta q.b.;

Em primeiro lugar, temperam-se os bifes de peru com o alho, as folhas de louro, o vinho branco, o martini, a paprica e sal e pimenta a gosto. Reserva-se.

Em relação ao arroz, num tacho começa-se por saltear a cebola, o alho e o gengibre, juntando depois os pimentos, a cenoura e o cebolo, deixando cozinhar por mais alguns minutos.

Entretanto, numa frigideira com pouco azeite salteiam-se os cogumelos e num tacho aquece-se o caldo de carne, ao qual (uma vez quente) juntamos os cogumelos secos, deixando-os ficar por 10 minutos. Depois retiramo-los e cortamo-los em pedaços.

Posto isto, juntamos o arroz ao preparado dos vegetais e deixamo-lo saltear um pouco antes de juntarmos o vinho branco. Continuamos, juntando as duas qualidades de cogumelos (brancos e secos), assim como o caldo de carne. Tapamos o tacho e deixamos cozer mexendo ocasionalmente.

Depois de termos marinado os bifes de peru, numa frigideira com pouco azeite cozinhamo-los até ficarem dourados. Depois, pegamos na mistura da marinada e cozinhamo-la na frigideira até reduzir quase formando uma pasta, depois junta-se água, um cubinho de manteiga, assim como o tomate seco.

Termina-se fatiando os bifes e cobrindo-os com o molho da marinada e servido o arroz.

“Et voilá!” sem aves gigantes mortas em cima da bancada, recheios e afins. Fácil, barato e saboroso. Tudo num tacho e “tá a andar”. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário:

  1. Boa sugestão! uma alternativa ao tradicional perú ... estava tudo muito bom, adorei a redução! Bela foto ... parece que temos o 'prato' mesmo à nossa frente. Beijinhos

    ResponderEliminar