domingo, 29 de dezembro de 2013

Mini espetadas com medronho


Olá meus amigos,

Hoje o Barrigana vem dar-vos mais uma das suas sugestões para a noite mais longa do ano.

Desta vez, trago-vos umas muito fáceis “Mini espetadas com medronho”. Este é uma daqueles pratos que só perdemos tempo em preparativos porque depois os ingredientes e o forno fazem o resto.

Vão precisar de:
(Para cerca de 24 espetadas)
Espetadas
- 1 kg de lombo de porco;
- 2 pimentos (1 vermelho e 1 amarelo);
- 24 tomates cherry;
- 1 chouriço;
Marinada
- 3 copos de shot de aguardente de medronho;
- 10 medronhos (opcional);
- 6 dentes de alho (picados);
- 6 folhas de louro;
- Paprica q.b.;
- Sal e pimenta q.b.

Em primeiro lugar para marinar a carne cortamo-la em cubos de 3x3 centímetros e numa taça misturamo-la com a aguardente, os medronhos finamente cortados (literalmente em papa), os alhos, o louro, a paprica e o sal e a pimenta. Reservamos e deixamos marinar por cerca de duas horas.

Entretanto cortamos os pimentos em cubos (de tamanho semelhante ao da carne), os tomates cherry em metades e o chouriço em rodelas finas.

Passadas as duas horas pré aquece-se o forno a 180-200 graus no modo do “grill” e montam-se as espetadas seguindo a ordem desejada. Neste caso eu começo e acabo sempre com uma metade de tomate e tento que a carne seja sempre antecedida ou seguida de uma rodela de chouriço, para lhe dar mais sabor e para que a gordura do chouriço deixe a carne mais suculenta.

Posto isto leva-se ao forno por cerca de 30 minutos, regando as espetadas de 10 em 10 minutos com a restante marinada.

Estas espetadas são excelentes quando acompanhadas por maçarocas de milho, também elas assadas no forno e temperadas com massa de alho.

Uma sugestão cheia de sabor para se fazer sem stress

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Tive o prazer de fazer parte dos 'provadores' deste prato, muito saboroso e agradável ... 'mini-espetadas' que vão muito bem numa refeição 'volante' ... muito bom gosto na apresentação ... até apetece comer .. bela foto! Beijinhos

    ResponderEliminar