terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Desafios dos Chef’s da minha família – Salsichas com Couve


Olá a todos,

O desafio de hoje obrigou o Barrigana a inverter papéis, porque normalmente sou sempre eu o provador deste prato e não o chefe, no entanto estou entregue em boas mãos, mais precisamente nas da Senhorita Barrigana.   

Apesar de ser eu quem tem mais jeitinho para a cozinha, ela também não me fica atrás e tem sempre umas quantas receitas saborosas “na manga”. Sempre que o meu “grau de bazófia culinária” ultrapassa os limites do aceitável para qualquer ser humano….PIMBA toma lá que já almoçaste (ou jantaste), e muito bem, literalmente.

A Senhorita Barrigana, uma apreciadora confessa de tomate, cebola e couve, claro que só poderia ser este um dos seus pratos favoritos de todos os tempos. Assim, hoje trago-vos umas suculentas e carregadas de “molhanga” “Salsichas com couve” à moda da Senhorita Barrigana.

Deixo-vos já o conselho de que para que este prato fique delicioso vale mesmo a pena comprar salsichas de boa qualidade, com menos gordura e até de outras variedades. Nesta receita específica comprei umas salsichas de porco preto e outras “argentinas”. Para além das salsichas vão precisar de:

(para três pessoas)
Marinada para as salsichas
- 1 ½ copo de vinho tinto;
- 3 dentes de alho;
- 4 folhas de louro;
- Sal e pimenta
Para a cozedura
- 1 couve lombarda (média – cerca de 14 a 16 folhas);
- 1 cebola (média);
- 6 salsichas frescas;
- Cerca de 500g de polpa de tomate (1 frasco médio/grande);
- 3 dentes de alho;
- 4 a 6 folhas de louro;
- ½ a 1 colher de chá de açúcar

Para começar, num recipiente colocam-se as salsichas com os restantes ingredientes e deixa-se marinar por cerca de uma hora virando as salsichas a meio do processo.

Posto isto, numa panela com água a ferver vão-se deitando as folhas de couve, deixando-as cozer por cerca de um a dois minutos, até ficarem maleáveis, mas não demasiado cozinhadas. Retiram-se e escorrem-se bem para que não fiquem com muita água, nesta fase usam-se duas folhas maiores para envolver uma salsicha, assim certificamo-nos de que as salsichas ficam devidamente enroladas. Uma vez enroladas todas as salsichas guardam-se as restantes folhas cortadas em pedaços para juntar ao preparado final.

Depois num tacho grande (com o tamanho suficiente para que caibam todas as salsichas) com um fio de azeite no fundo junta-se parte da cebola fatiada, parte do alho picado (em pedaços grandes) e a primeira camada das salsichas. Em cima, junta-se parte da couve picada, mais cebola, alho e polpa de tomates, repete-se este processo.

Vai ao lume (médio-baixo) por cerca de 30 minutos e termina-se temperando com sal, pimenta e um pouco de açúcar (para equilibrar a acidez do tomate), a gosto. Se forem aventureiros e caso o tacho o permita podem sempre trocar a posição das salsichas (ou seja as de baixo para cima e vice-versa) a meio da cozedura, tentando sempre que os embrulhos não se desmanchem.

Deixa-se o preparado a “descansar” no tacho (tapado) por cinco minutos, antes de ir para a mesa. Normalmente este prato é acompanhado por arroz branco simples. Deixo já aqui um aviso, este é daqueles pratos que ficam ainda melhores quando comidos no dia seguinte, é um óptimo “Réd’on”.


Fotos por Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Humm! bela foto ... só de olhar apetece comer, a senhorita Barrigana também leva jeito! Beijinhos

    ResponderEliminar