segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ceia de Natal - Lasanha crocante de bacalhau com puré de couve-flor


Olá a todos,

Mais um ano que passou, mais um Natal que se aproxima e como não podia deixar de ser o Barrigana vai-se dedicar (à semelhança do ano passado) à árdua tarefa de preparar e apresentar aqui algumas sugestões de pratos para a véspera de Natal.

Como sempre o Barrigana preocupa-se sempre em trazer receitas simples, saborosas e económicas, mas sempre com um toque especial, para que ninguém perca horas enfiado na cozinha, nem gaste “rios” de dinheiro para preparar esta refeição.

Assim, o primeiro prato que tenho para vocês é uma “Lasanha crocante de bacalhau”. Este é um bom substituto do tradicional “Bacalhau cozido com couves” e uma excelente entrada para a ceia de natal, mais leve e ainda assim bastante saborosa e elegante.

Vão precisar de:
(Para três pessoas)
Mistura de bacalhau
- Cerca de 100g de bacalhau (congelado em pedaços);
- 7 dentes de alho;
- 2 raspas de limão;
- 2 folhas de louro;
- ½ cebola roxa;
- 3 folhas de couve (fatiada);
- pimenta de Caiena;
Molho de azeitona e coentros
- 200g de azeitona preta;
- 10 raminhos de coentros (incluindo os talos);
- ½ dente de alho;
- 2 fatias de cebola roxa (fina);
- Azeite q.b.;
- Sumo e raspa de limão q.b.
Folhas de lasanha
- 3 tortilhas (tipo mexicanas);
Puré de couve-flor
- ¼ de uma couve-flor;
- Sumo de limão q.b.;
- 1 colher de chá de cominhos;
- ½ colher de chá de paprica;
- ¼ de colher de chá de pimenta branca;
- Pimenta de Caiena a gosto.

Em primeiro lugar coloca-se o bacalhau (ainda congelado) num tacho com água, cinco dentes de alho esmagados, duas folhas de louro e as raspas da casca de limão. Assim que a água levantar fervura conta-se cinco minutos e depois apaga-se e deixa-se arrefecer completamente, desta forma o bacalhau mantém-se suculento e lasca facilmente.

Posto isto, numa frigideira salteiam-se as folhas de couve fatiadas com azeite, dois dentes de alho picado, a metade de cebola roxa fatiada. Tempera-se com sal, pimenta preta, oregãos e pimenta de Caiena a gosto.

Para o molho de azeitona e coentros, com uma varinha mágica (ou robot de cozinha) trituram-se as azeitonas (sem caroço, claro), juntamente com os coentros, o alho, a cebola, o azeite e o sumo de limão.

Relativamente ao puré de couve-flor, coze-se a couve-flor em água até ficar bem macia e depois tritura-se com uma varinha mágica até se obter um puré macio. Depois adiciona-se sal e pimenta a gosto, assim como algumas gotas de sumo de limão, os cominhos, a paprica, a pimenta branca e a Caiena.

Para as folhas de lasanha cortam-se as tortilhas com a forma desejada (no meu caso recortei-as com ajuda de uma aro metálico) de maneira a ficarem com três camadas. De seguida vão ao forno por dez minutos ou até ficarem tostadas e estaladiças.

Monta-se tudo colocando um pouco de molho de azeitona na base da folha de lasanha e colocando a mistura de bacalhau em cima e assim sucessivamente, sendo que a última folha não terá nada por cima. 
Acompanha-se tudo com o puré de couve-flor.

Nada mau para começar uma refeição de Natal hãn! Experimentem, toda a vossa família vai ficar a olhar para vocês de outra maneira. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Lindo aspeto, linda foto ... até apetece comer! Muito bom e criativo. Continuem! Beijinhos

    ResponderEliminar