sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

“Pauzinhos” de Alcaravia


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz mais uma das suas receitas, desta vez com um “novo” ingrediente, alcaravia. Chamo-lhe “novo” porque apesar de já ter ouvido falar, nunca tinha cozinhado com ele.

A alcaravia é uma especiaria proveniente da planta com o mesmo nome que é nativa da Europa, do oeste da Ásia e do Norte de África. É conhecida também por cominho arménio, cariz, cominho dos prados ou cominho romano. Pensa-se que esta última denominação se deva ao facto dos soldados da Roma antiga usarem-na como alimento nas suas campanhas militares, quando os mantimentos escasseavam, estes comiam as folhas frescas de alcaravia que encontravam no campo.       

É muito aromática e tem um sabor semelhante ao das sementes de funcho e dos cominhos. As folhas da planta frescas podem ser picadas e usadas em sopas e saladas, as suas sementes (que foi o que eu usei) são tradicionalmente usadas em pão, queijos, sopas, saladas, bolos, bolachas, carne de porco e até em licores. 

Têm também um grande poder “medicinal” podendo ser usadas como diurético, para combater a prisão de ventre, cólicas, constipações, problemas respiratórios e são especialmente recomendadas para aumentar o volume de leite materno. O chá feito a partir das sementes é a melhor maneira de usá-las para estes fins.

Assim tenho para vocês uns saborosos e aromáticos “Pauzinhos de Alcaravia”. Para isto vão precisar de:

- 250g de farinha;
- 100g de manteiga (para derreter);
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de leite quente;
- 1 colher de natas;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 a 3 colheres de chá de sementes de alcaravia;
- 2 colheres de chá de sementes de papoila

Numa taça mistura-se a farinha com a manteiga derretida até se atingir uma consistência semelhante à de migalhas. Depois adiciona-se um ovo, o leite, as natas, as sementes de papoila e de alcaravia e o sal. Mistura-se bem até se obter uma bola de massa e leva-se ao frigorífico por uma hora, enrolada em papel antiaderente.

Passada uma hora, retira-se do frigorífico e estende-se com a ajuda de um rolo de cozinha até se atingir a espessura pretendida (entre 0.5 e 1 cm). Posto isto, pincela-se com ovo batido (misturado com um pouco de água) e espalham-se mais algumas sementes de alcaravia e de papoila, assim como umas pedrinhas de sal grosso ou flor de sal.

Finaliza-se cortando a massa em tiras com a espessura e formas pretendidas (entre 0.5 até 1.5 cm). Leva-se a um forno pré-aquecido a 200 graus, por 15 a 20 minutos, num tabuleiro previamente polvilhado com farinha.

Muito, muito bons e quase viciantes, são um excelente snack, entrada ou aperitivo. 

Fotos por Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept


1 comentário: