segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Filme: “Julie & Julia”


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos uma dica para animar o este fim de Verão. É verdade, a época do calor está a chegar ao fim, mas não é razão para ficarmos tristes, por isso mesmo o Barrigana vem sugerir-vos um filme para animar o ambiente. Ah, e como não podia deixar de ser, esse filme é sobre….adivinhem….isso mesmo! Comida.

O filme “Julie&Julia” é uma comédia/drama de 2009, dirigido por Nora Ephron, e que é baseado na autobiografia (“My Life in France”) da aclamada chef, escritora e apresentadora de programas de culinária, norte-americana, Julia Child, assim como, na “aventura” de Julie Powell cozinhar todas as receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”, da mesma Julia Child, e de reportar essa aventura no seu blogue.

Neste filme, as histórias destas duas mulheres entrecruzam-se em diferentes épocas através de um simples livro de culinária. Julie Powell (Amy Adams) é uma escritora com um trabalho enfadonho num call center, que usa a culinária como hobbie. Ao cruzar-se com o famoso livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking” (1961), Julie inspira-se e embrenha-se numa saga: cozinhar todas as 524 receitas do livro em 365 dias (um ano). Ao mesmo tempo, Julie, usa um blogue diário (“The Julie/Julia Project”) para documentar o feito e também para se auto-motivar.

Ao mesmo tempo, acompanhamos a vida de Julia Child, em Paris (anos 50), onde ela frequentou a famosa escola “Le Courdon Bleu”, para aprender cozinha francesa e onde começou a trabalhar num livro de culinária francesa dedicado às donas de casa americanas (o mesmo livro – “Mastering the Art of French Cooking”). 

Sempre com o apoio dos seus maridos, amigos e familiares estas duas mulheres vão viver aventuras e desventuras no mundo da culinária, sempre entre tacho e panelas.

Repleto de receitas clássicas da cozinha francesa como, Frango com cogumelos e vinho do porto, Bife Bourguignon (“Boeuf Bourguignon”), Frango à Normandia (“Poulet rotis à la Normande”), Sopa de Cebola, Sufflé (“Sufflé Sucré”), Lagosta Termidore, ou Alcachofras com molho Holandês, entre muitas outras, este filme abre o apetite a qualquer um e facilmente devoramos um balde de pipocas na primeira hora. É também um verdadeiro dicionário de “artes culinárias”, onde podemos aprender desde as técnicas mais complexas de desossar e rechear um pato, até às mais simples, como escalfar um ovo (e percebemos que até estas podem correr mal). Depois de o ter visto deixei de me sentir tão mal quando faço asneiras a cozinhar.

Bem-disposto, interessante e muito apetitoso, este filme é uma excelente opção para animar o espírito, abrir o apetite e aprender umas coisinhas sobre cozinha francesa. A mim, particularmente, o filme cativou-me por ter uma história, em parte, semelhante à minha, principalmente na paixão que Julie partilha pela culinária e a sua admiração por Julia Child, que eu também tenho por vários chefs e várias “personalidades culinárias”. Para além disso, o “Julie/Julia Project” feito por Julie Powell parece-me um dos meus “Desafios do Chef” versão de longa duração.

É esta a minha sugestão. Um excelente filme, com excelentes actrizes, com pratos de fazer babar qualquer um.

Bon apétit! (Imaginem-me a dizer isto com uma voz fininha e esganiçada de Senhora de 70 anos)

Design por: Shot Frame - www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário