sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mini-Palmiers de azeitona


Olá a todos,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas e, desta vez, resolvi fazer uns saborosos “Mini-Palmiers de azeitona”.

O palmier é uma espécie de biscoito feito com massa folhada que surgiu nos finais do século XIX, inícios do século XX. A sua origem é desconhecida, mas a receita mais antiga até hoje encontrada sugere que foram criados na Áustria, apesar deste biscoito ser tradicionalmente associado à culinária francesa. 

Ao contrário do que normalmente se pensa, as azeitonas são muito boas para a nossa saúde, são ricas em ácidos gordos monoinsaturados (que possuem potentes antioxidantes) e possui diversos minerais, como cálcio, fósforo, potássio, sódio, entre outros e vitaminas, B6, B12 e E. O que muitas vezes as torna nocivas para a saúde (quando consumidas em demasia) é o seu processo de conservação, que consiste em salmouras (água e sal) que aumentam muito os seus níveis de sódio.

Eu sou literalmente viciado em palmiers, e, como bom alentejano, devoro azeitonas num piscar de olhos, logo fazia bastante sentido juntar estes dois ingredientes em duas variedades de palmiers salgados, que são uma delícia e bastante indicados para serem servidos em festas.Vão precisar de:

Palmiers de azeitona preta
(cerca de 10 a 12 palmiers)
- 1 embalagem de massa folhada (cerca de 230g);
- Cerca de 200g de azeitonas pretas (sem caroço);
- Meio molho de coentros (picados);
- 1 dente de alho (picado);
- ½ limão (raspa e sumo);
- Queijo brie (em pedaços);
- Cerca de 6 nozes (picadas – cerca de 25g)
- 1 ovo (batido)
- Sal e pimenta q.b.

Palmiers de azeitona verde
(cerca de 10 a 12 palmiers)
- 1 embalagem de massa folhada (cerca de 230g);
- Cerca de 200g de azeitonas verdes (sem caroço);
- 1 pedaço de gengibre (cerca de 2cm);
- Queijo Flamengo (em fatias)
- Amêndoas (picadas – cerca de 25g);
- ½ laranja (sumo e raspa)
- 1 ovo (batido)
- Sal e pimenta q.b.

Em primeiro lugar, para a mistura de azeitona preta, com ajuda de um robot de cozinha (ou de uma varinha mágica), moem-se as azeitonas pretas, os coentros, o alho, o sumo e a rapa de limão, as nozes e um pouco de azeite. Para a mistura de azeitona verde, moem-se as azeitonas verdes, o gengibre, a raspa e sumo de laranja, a amêndoa e um pouco de azeite, até se obter uma mistura mais ou menos pastosa. Retifica-se o sal e a pimenta e leva-se ao frigorífico por meia hora.

Posto isto, estendem-se as massas folhadas (deve-se trabalhar a massa bem fria para que não rasgue) e coloca-se no interior de cada uma as duas misturas, deixando uma margem de cerca de 3 centímetros até ao bordo da massa. Depois distribui-se os pedaços de queijo brie (para a mistura de azeitona preta) e as fatias de queijo flamengo (para a mistura de azeitona verde) em cima de cada uma das misturas.

Enrola-se cada lado da massa até meio, fazendo assim uma forma de palmier (uma espécie de coração). De seguida, pincela-se cada uma das massas com ovo batido e, com uma faca bem afiada, fatia-se (com a grossura desejada), dispondo as fatias num tabuleiro.

Finaliza-se levando ao forno (pré-aquecido) por cerca de 20 minutos, ou até os palmiers ficarem dourados.
Deliciosos e crocantes, são um verdadeiro petisco.


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário