sábado, 21 de setembro de 2013

Pão de tomate


Olá minha gente,

Hoje o Barrigana traz-vos mais uma das suas receitas e desta vez uma que se pode adaptar a várias situações. É um prato que vai bem com várias receitas, desde torrado e regado com um pouco de azeite, como numas saborosas e ricas migas, ou açordas de marisco.

Assim, para hoje trago-vos um “Pão de tomate”. Esta receita é inspirada numa receita muito famosa em Espanha, principalmente na zona da Catalunha, que se chama “Pan con tomate”, que consiste basicamente numa torrada com um fio de azeite por cima e esfregada abundantemente com uma metade de tomate fresco. Ora diz-se que esta receita tem a sua origem em trabalhadores que se deslocavam da sua região para outras para trabalhar. Há quem conte a “lenda” de que muitos trabalhadores da província de Múrcia que, nos anos 20 do século XX, se deslocaram para Barcelona para trabalharem na construção do Metro, plantavam tomates ao lado da linha de comboio para os barrarem no pão e assim comerem enquanto trabalhavam.

Esta é uma espécie de combinação desta receita, com a receita italiana de pão de alho. No fundo é a minha humilde tentativa de incorporar várias combinações tradicionais da “Dieta Mediterrânica”. 
Para isto vão precisar de:

- Cerca de 350g de Farinha Tipo 55;
- Cerca de 0,7dl de Azeite;
- 10 a 11g de Levedura/ Fermento de padeiro (1 saqueta);
- 15g de sal (fino);
- Pimenta q.b.
- Cerca de 2 colheres de sopa de Concentrado de tomate;
- 1 colher de chá de colorante alimentar vermelho;
- Cerca de 7g de ervas de Provence;
- 4g de alho em pó

Primeiro juntam-se todos os ingredientes numa taça, tendo sempre atenção para que, na fase inicial (em que se introduz cada ingrediente) o sal e a levedura não entrem em contacto (para que o sal não “mate” – são seres vivos – a levedura). Depois mistura-se tudo muito bem, juntando água (da torneira), cerca de 200 a 250ml, até formar uma massa peganhenta.

Posto isto, retira-se a mistura da taça e começa-se a amassar numa superfície enfarinhada, por cerca de 10 minutos, até obtermos uma massa homogénea e elástica. Nesta fase, leva-se a levedar, dentro da taça, por cerca de uma hora, num local seco e escuro, a massa deverá ter o dobro do tamanho inicial.

Passado este tempo, retira-se da taça e amassa-se por mais alguns minutos e “dá-se” a forma desejada à massa e leva-se a levedar por mais 45 minutos, desta vez numa superfície plana e tapada (para que não perca a forma).

Antes ir ao forno, termina-se polvilhando com água e farinha. Vai ao forno por cerca de 45 minutos, ou até estar ligeiramente dourado e estaladiço por fora. 


Fotos por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

3 comentários:

  1. Uau!! Um pão vermelho :O Muito original e deve saber muito bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito saboroso e o aspecto não lhe fica nada atrás. Recomendo vivamente que experimente. ;)

      Eliminar
  2. Muito bom! essa ideia das migas é capaz de ser boa ... está muito bem fotografado ... aliás ...como sempre. Beijinhos

    ResponderEliminar