segunda-feira, 30 de setembro de 2013

De volta à cozinha


Olá a todos,

Pois é meus amigos, para alegria de uns e desgosto de outros, o Outono já chegou (oficialmente no dia 22 de Setembro), quer queiramos, ou não.

Os dias estão a ficar mais curtos, mas curiosamente, esta “altura” do ano é recomeços, regressos e retoma de rotinas. Tanto para miúdos, como para graúdos, uns recomeçam estudos, outros empregos, mas uma coisa é certa, muitas é uma altura que é por vezes crítica. Se não vejamos, regressamos em força, com baterias renovadas e tentamos reentrar em rotinas, por outro lado, os dias ficam menores e começam a ficar mais frios e chuvosos … conclusão …é uma época ideal para gripes, constipações, perdas de paciência, 
aumento do mau humor, entre outras patologias.  

Desta forma, o Barrigana acredita que devemos preparar-nos o melhor possível para este período começando pela nossa alimentação, afinal de contas, é como diz o ditado, “somos o que comemos”, ou como dizia Hipócrates “faça do seu alimento o seu medicamento”. Assim, hoje venho deixar-vos algumas recomendações alimentares para fazer frente ao qua aí vem.

Armem-se em esquilos e comam frutos secos

Os frutos secos (abundantes nesta época) são óptimos tanto para miúdos como para graúdos, pois são indicados para quem recomeça rotinas de trabalho e estudo. Como já aqui disse há algum tempo atrás, os frutos secos são indicados para actividades cerebrais, são ricos em gorduras, logo boas fontes de energia, assim como ricos em fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e cloro.

São também grandes combatentes do envelhecimento das células sendo que, principalmente as nozes, ajudam a reduzir o risco de mortalidade por cancro (menos 40%), ou doenças cardiovasculares (menos 55%). Segundo um estudo realizado recentemente pelo BMC Medicine, o consumo de cerca de 30g dos chamados frutos secos gordos (nozes, amendoins, entre outros) mais de três vezes por semana aumenta a longevidade, ajuda a reduzir os índices de massa gorda, de perímetro abdominal e reduz a incidência de diabetes do tipo 2. 

Lembrem-se dos ursos, preparem-se para hibernar

Abasteçam-se dos vegetais da época, abóboras, espinafres, beterrabas, batatas, acelgas, rúcula, laranjas, limões, maçãs, romãs, peras, castanhas, avelãs, para refeições cada vez mais quentes e reconfortantes à medida que o frio avança. Os vegetais ajudam a prevenir as gripes e constipações, não só em saladas, mas também em sopas quentinhas. Logo, logo, vão começar a chegar as laranjas para dar uma ajuda.

Desapertem o monge budista que há em vós e bebam chá

Os chás, sempre guarnecidos com uma boa colher de mel (antibiótico e anti-inflamatório natural), ou com raspas de limão e umas rodelinhas de gengibre (outro excelente anti-inflamatório natural, antioxidante, usado no tratamento de gripes e constipações, inflamações na garganta, entre outros sintomas) que também são óptimos, aquecem o corpo e a alma.

Por isso já sabem, toca a preparar.

Design por: Shot Frame – www.shotframe.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Boas dicas! o 'bonequinho' está uma delícia, Parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar