terça-feira, 20 de agosto de 2013

Curtis Stone – “Risoto de calamares e rúcula”


Olá a todos,

Hoje, em mais um dos “Desafios do Chef”, o Barrigana vai dedicar-se a uma receita de um dos chefs, escritores e apresentadores de programas culinários australianos mais famosos em todo o mundo. Estou a falar-lhes do chef Curtis Stone.

Curtis nasceu em Melbourne em 1975 e logo aos quatro anos começou a cozinhar com a sua avó, ajudando-a a preparar refeições para a sua família. Apesar disto, Stone enveredou primeiro por outro caminho e formou-se em Gestão antes de se ter decidido pela carreira de chef.

Na Austrália trabalhou em vários restaurantes de topo, antes de rumar a Londres, onde continuou a sua carreira. Mais tarde regressou brevemente à Austrália para apresentar o seu primeiro programa de culinária, que foi uma rampa de lançamento para muitas outras aparições na “caixinha mágica”, tendo apresentado vários outros programas na Austrália, Reino Unido e E.U.A.

Para além disto, Curtis criou recentemente a sua linha de utensílios de cozinha e também já conta com vários livros de culinária escritos.

Hoje, mantendo-me no tema verão, praia e mar, o Barrigana resolveu fazer um delicioso, “Risoto de calamares e rúcula”. Para isto vão precisar de:

(Para cerca de 4 pessoas)
- Cerca de 200g de arroz arbóreo;
- Cerca de 0,75cl de caldo de marisco (ou dissolver dois cubos em água)
- ½ cebola (finamente picada)
- 2 dentes de alho (finamente picados)
-Cerca de 10cl de vinho branco seco;
- 3 cubinhos de manteiga;
- Queijo parmesão (a gosto);
- Algumas folhas de rúcula (a gosto);
- 350g de lulas pequenas (fatiar em rodelas finas, aproveitando os tentáculos para guarnecer);

Em primeiro lugar, numa panela com azeite e um pouco de manteiga saltear os alhos e as cebolas, por cerca de 3 minutos. De seguida junta-se o arroz e deixa-se saltear, mexendo sempre para que não queime, e logo que os bagos comecem a ficar translúcidos junta-se o vinho branco e deixa-se cozinhar.

Assim que o fundo do tacho começar a secar juntamos o caldo de marisco aos poucos (cerca de duas conchas de cada vez), repetindo este processo logo que fique seco. É importante que nunca deixemos de mexer o preparado, pois isto faz libertar a goma do arroz tornando o prato final bastante cremoso.

Outro dos aspetos fundamentais é ir provando o arroz (eu faço-o de 5 em 5 minutos), assim que estiver quase pronto, mas ainda um pouco rijo (al-dente), junta-se o queijo parmesão, a manteiga, retificam-se os temperos e apaga-se o lume.

Nesta fase, juntam-se as folhas de rúcula e as rodelas de lula que, desta forma, vão cozer com o calor residual. Para finalizar, salteiam-se os tentáculos numa frigideira com azeite bem quente, por 30 segundos.


Experimentem, é bastante saboroso e vale bem a pena.

Fotos por: Shot Frame - www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário