segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Galo de Barcelos dá sorte


Olá minha gente,

O Barrigana não é muito supersticioso, mas existe uma coisa chamada sabedoria popular pela qual tem um grande respeito.

A sabedoria popular tem vários dizeres, superstições, costumes e tradições, um dos meus favoritos é a que diz que ter um Galo de Barcelos em casa dá boa sorte. Eu gosto de acreditar que esta “superstição/tradição” está correcta, de facto tenho um galinho sempre na cozinha e até agora tenho tido bastante sorte nos meus cozinhados (ok, ok, não é só sorte, mas também ajuda). Até acho que foi precisamente esta superstição que fez com que o galo se tornasse um dos maiores e mais conhecidos símbolos de Portugal por todo o mundo.

Outro dos aspectos que me faz ter um mini galinho de cerâmica a olhar por mim enquanto cozinho, é o facto de toda a lenda que envolve o seu surgimento ser muito particular.    

Ora reza a lenda que os habitantes de Barcelos andavam alarmados por uma misteriosa vaga de crimes. Certo dia, apareceu um galego (a caminho de Santiago de Compostela) que se tornou suspeito, tendo sido preso pelas autoridades, apesar dos seus juramentos de inocência.

 Após ter sido condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara, que nesse momento se banqueteava com um galo assado. O galego, apontando para o galo morto na travessa exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."

Bem dito, bem certo! Aquando do enforcamento o galo assado ergueu-se e cantou. Apercebendo-se do erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz, tendo voltado anos depois a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.

Por isso já sabem, se querem ter sorte na cozinha e não só, vão à loja de artesanato português mais perto de casa e comprem um galo de Barcelos (até já existem alguns bem fashion). Vá lá não custa nada, ajudam o comércio/produção nacional e pode ser que a vossa sorte mude, nunca se sabe.

Fotos por: Shot Frame - www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário