quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Giadda De Laurenttis – Cacciatore de Frango


Olá a todos,

Hoje em mais um dos “Desafios do Chef”, o Barrigana vai fazer “Challenge Accepted!” à receita de “Cacciatore de Frango” da chef, escritora e a apresentadora de televisão Giadda de Laurentis.

Giadda Pamela de Laurentis nasceu em 1970 em Roma, onde desde muito nova aprendeu os segredos da culinária na cozinha do restaurante do seu avô. Mais tarde, fez a travessia do atlântico com a sua família e instalaram-se no sul da Califórnia, onde alguns anos depois se formou em Antropologia Social.

No entanto, o chamamento da culinária foi mais forte e foi para Paris para estudar pastelaria no famoso Le Cordon Bleu. De regresso aos E.U.A. iniciou a sua carreira de chef trabalhando em vários restaurantes de Los Angeles e depois como “estilista de comida” para a revista Food & Wine Magazine.

A partir daqui nunca mais parou, surgiu um convite do Food Network para ingressar a sua lista de apresentadores/“super-estrelas” televisivas, tendo a sua estreia valido um Emmy, com o programa “Everyday Italian”, onde preparava refeições italianas rápidas, fáceis e saudáveis, como é o caso do prato que vos trago hoje, um “Cacciatore de Frango”. Vão precisar de:

(para 2 pessoas)
- 2 peitos de frango (sem pele e sem ossos);
- Cerca de 100g de farinha;
- ½ pimento vermelho (cortado em cubos);
- ½ cebola (cortada em cubos);
- 2 dentes de alho (finamente cortados);
- 15cl de vinho branco (seco);     
- Cerca de 100g de tomates enlatados (cortados e com líquido);
- Cerca de 200ml de caldo de frango;
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 2 colheres de chá de orégãos secos;
- Manjericão q.b.

Um “Cacciatore” (significa caçador em italiano) não é mais do que a versão italiana dos nossos pratos “…à caçador”, neste caso é frango, mas o coelho (como normalmente é preparado por cá) também é uma opção muito usada em Itália.

Para começar passam-se os peitos de frango por farinha temperada com sal e pimenta, até estarem bem cobertos. Posto isto, numa frigideira funda, ou num tacho com azeite, salteiam-se os peitos até ficarem dourados (cerca de 5 minutos por lado), retiram-se e reservam-se.
Na mesma frigideira ou tacho junta-se o pimento vermelho, a cebola e o alho e deixa-se saltear por 5 minutos, nesta fase junta-se o vinho e deixa-se reduzir até metade. Juntam-se os tomates, o caldo, as alcaparras, os orégãos e os peitos de frango, deixa-se cozinhar até o frango estar cozido (cerca de 30 minutos).

Caso seja necessário retira-se o frango (ao fim deste tempo) e deixa-se o molho ferver por cerca de 3 minutos para engrossar. Finaliza-se servindo o frango deitando o molho por cima e polvilhando com manjericão fresco.

Se gostam de comida italiana e querem experimentar algo diferente de massa ou piza, fica aqui esta sugestão. Experimentem.


Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

Sem comentários:

Enviar um comentário