terça-feira, 27 de agosto de 2013

2780 Taberna /chef Nuno Barros – “Chá de Lúcia-lima”


Olá a todos,

Hoje em mais um “Desafios do Chef”, o Barrigana traz-vos uma receita feita a partir da colaboração entre a “2780 Taberna” e o chef Nuno Barros.

Começando pelo chef. Nuno Barros é um engenheiro de formação que se tornou chef depois de ter frequentado a Escola Cordon Bleu em Londres, antes de abrir o restaurante 2780 Taberna. Recentemente, desdobrou-se para enfrentar um novo projecto, a Taberna 1300.

Já no caso da 2780 Taberna, é um restaurante de cozinha experimental, que funde produtos e ingredientes típicos das várias regiões do país, tentando criar e reinventar receitas tradicionais.

Hoje trago-vos uma receita para uma bebida refrescante, um “Chá de Lúcia-lima” com um toque muito especial. Tomei contacto com esta receita através do livro em que este restaurante (e o chef Nuno Barros) apresentava as suas receitas. Vão precisar de:

- 6g de folhas de Lúcia-lima;
- 70ml de sumo de limão (bem fresco);
- 200g açúcar (para cerca de 100ml de calda de açúcar);
- 200ml de água (para cerca de 100ml de calda de açúcar);

Em primeiro, lugar faz-se uma infusão com as folhas de Lúcia-lima em cerca de um litro de água (deixar ferver por 5 minutos). Deixa-se arrefecer bem e adiciona-se o sumo de limão fresco.

Para a calda de açúcar, dissolve-se o açúcar em água e leva-se ao lume para reduzir, até se obter um liquido ligeiramente mais espesso. Deixa-se arrefecer e junta-se à mistura do chá com o limão.

Arrefece-se tudo e serve-se num copo com bastante gelo e uma rodela de limão ou lima.

Fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept


Sem comentários:

Enviar um comentário