quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Restaurante/Marisqueira “O Capelo”


Olá a todos,

Hoje venho falar-vos de um daqueles restaurantes em que o peixe e os mariscos são reis e senhores. São este tipo de sítios que me fazem afirmar, sem qualquer sombra de dúvidas, que Portugal tem as melhores águas do mundo, não só para praia, mas também que produzem o melhor peixe e marisco do planeta.
Situado no número 40 da Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Santa Luzia, Tavira, o restaurante/marisqueira “O Capelo” é um daqueles sítios onde é quase pecado não pedir uma boa posta de peixe na grelha, ou um marisco qualquer cheio de “molhanga” da boa.

Passando desde já para a ementa, como é de esperar não vos vou recomendar nada de carne. Começando pelas tradicionais “Ameijoas à Bulhão Pato” (das melhores que já comi), a nadar num caldo fenomenal impregnado com limão, alho e coentros - aconselho vivamente que peçam mais do que uma cesta de pão. 

Depois passamos aos pratos principais, todos os peixes e mariscos são ótimos, destaco a corvina e o espadarte grelhados, assim como umas inesquecíveis “Barrigas de atum grelhadas”. Devo confessar-vos que quando provei este último prato houve uma ligação íntima entre duas Barrigas, as do atum e a minha.
Para acompanhar a refeição recomendo um vinho branco da região, João Clara, leve e frutado. Finalizou-se tudo com uma gulosa “Tarte de limão merengada” no ponto, nem muito doce, nem muito ácida. 

Em relação à ementa ficam os cinco Barriganas.

Relativamente ao ambiente, este é um restaurante espaçoso e onde somos tratados com simpatia e, se formos clientes habituais, familiaridade. Podemos também desfrutar da refeição na esplanada exterior com vista para a ria. Apesar disto, tenho que referir que não estamos mesmo em cima da ria, mas sim da estrada, o que poderá ser, por vezes, um pouco incomodativo.

Para o ambiente ficam os três Barriganas.

O preço é relativamente acessível, cerca de 30 euros por pessoa, principalmente se tivermos em conta a qualidade do peixe e marisco e de como são confecionados.

Assim, ficam os quatro Barriganas para o preço.

Já sabem se algum dia estiverem perto de Santa Luzia e se a vossa Barrigana estiver a implorar por bom peixe e marisco, “O Capelo” é uma excelente opção.


Design e fotos por: Shot Frame – www.shot-frame.pt / facebook.com/shotframept

1 comentário:

  1. Também é daqueles sítios que vais meia dúzia de vezes e já és da família.

    ResponderEliminar