quinta-feira, 23 de maio de 2013

Entra Talento



Olá pessoal,

Como sabem, a passada terça-feira ficou marcada pela primeira aparição pública do Barrigana num restaurante.
Como hoje o dia é dedicado a “Memórias”, eu vou aproveitar que a minha (memória) sobre esse dia ainda está fresquinha, para partilhar os pormenores desta experiência.
Bom, primeiro devo dizer que foi uma experiência única, pois foi a primeira vez que “entrei e trabalhei” numa cozinha profissional. Foi sem dúvida marcante, mais que não seja pelas duas queimaduras com que saí de lá. Já se sabe, são ossos do ofício.
Mas, para além disso, pela simpatia das pessoas e pelos conhecimentos que me foram transmitidos. Foram pequenas dicas que sem dúvida podem fazer a diferença em qualquer prato.
A simpatia e boa disposição inundavam a cozinha e logo que “meti as mãos na massa” o nervoso miudinho (normal para a situação) foi para o balde do lixo. Feita a prova do “Hummus” e das gomas pelos “chefes”, fiquei ainda mais á vontade.
Depois veio a comida. Preparada com todos os preceitos e entre conversas, sorrisos e várias dicas, chegou a hora do jantar.
Vieram várias caras conhecidas que me deixaram muito mais á vontade (mas ao mesmo tempo com um nervoso miudinho).
Mas logo que se ligaram as “bocas do fogão”, a cozinha entrou numa “dimensão alternativa”, em que todos se mexiam com grande astúcia…”sai 6 risottos para a mesa 11”, “sai duas entradas para a mesa 3”. Ao fim de alguns minutos e com o auxílio de todos consegui adaptar-me e finalmente começar a ajudar (se é que se pode chamar isso) no serviço. Quando levantava a cabeça, muita gente me sorria e assim que tive oportunidade de sair da cozinha tive um excelente “feedback” acerca da minha entrada.
O serviço acabou num “abrir e fechar de olhos”. Devo dizer que esta é uma experiência obrigatória para todas as pessoas que tenham gosto em cozinhar. Para além de um desafio, é uma boa maneira de se aprender com profissionais e, sem dúvida alguma, de passar umas boas horas de diversão.
Aproveito para deixar um grande obrigado a toda a equipa do “Entra” que me proporcionaram uma noite inesquecível e a todas as pessoas que lá foram.
Este “Entra Talento”, é mais um dos aspectos que torna o “Entra” num restaurante diferente de todos os outros em Lisboa e talvez em Portugal.
Na minha opinião, um restaurante obrigatório.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia




1 comentário:

  1. Parabéns! Quem me dera lá ter estado ... tinha adorado. Beijinhos ... continuem! Linda

    ResponderEliminar