segunda-feira, 6 de maio de 2013

Churrascos

Olá minha gente,

Agora que o calor tem-se feito sentir com mais força, começa a apetecer churrascos.
AAHHH Churrascos! Nada melhor do que uma bela carne na grelha. Mas meus amigos, todo o churrasco tem o seu segredo. Para mim, um bom churrasco tem, de facto três segredos fundamentais. Em primeiro lugar, um dos pontos fulcrais de um bom churrasco está no “acender o lume”. De facto esta é uma arte milenar que envolve muita prática, por isso mesmo é que vou guardar esta dica para mais tarde.
O segundo segredo é, no fundo, uma superstição. Nunca, mas mesmo nunca, façam um churrasco sem terem uma “jóla” por perto, preferencialmente uma mini. De facto, sempre que fiz um churrasco e não tinha uma “jóla” por perto, houve sempre algo que correu mal. Nem é necessário bebê-la toda, basta irem dando uns golinhos de vez em quando, para dar sorte.
Depois, vem o mais importante. Primeiro as chamas não podem estar muito altas, caso contrário a carne irá queimar/esturricar por fora e ficará crua no centro. De facto, há quem defenda que se deve acender o lume cerca de 2 horas antes de se assar a carne.
Depois o tempero. Podemos usar duas técnicas, apenas salgando a carne, ou fazendo marinadas. O tempero através do sal serve para apenas realçar o sabor da carne. Atenção à quantidade de sal que usamos, não devemos salgar em demasia, pois assim a carne irá perder muita água e, dessa forma, ficar seca e rija.
Em relação à marinada serve mais para temperar, tornar a carne mais tenra e para lhe atribuir mais algum sabor. Por norma, as marinadas são utilizadas com peças mais dura ou menos gordas, como por exemplo, o bife da vazia, da alcatra, ou os lagartos. Uma marinada básica consiste num líquido ácido (que quebra as fibras do músculo, deixando a carne mais tenra), óleo e elementos de sabor, como açúcares, ervas e/ou temperos.
Não se esqueçam, percam os medos, vão lá para fora e façam churrascos.

Design por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia



1 comentário:

  1. Para isso o melhor é uma 'mini'. Beijinhos e bons churrascos. Linda

    ResponderEliminar