terça-feira, 21 de maio de 2013

Céviche de Salmão e maçã – Chef José Avillez



Olá minha gente,

Como vocês sabem, hoje é um dia especial para o Barrigana. Se bem se lembram, vou estar no Restaurante “Entra”, mas mesmo assim não pensem que eu vos vou deixar descansar.
Não estou convosco, mas mesmo assim não consigo evitar de vos deixar aqui mais um “Desafios do chef”, que neste caso é um chef repetido.
Volto a fazer uma receita do Chef José Avillez. É um facto, este é um dos chefes que mais admiro, por isso mesmo, não consegui resistir a trazer-vos mais uma das suas receitas.
Hoje trago-vos um “Céviche de salmão e maçã”. Este é um daqueles pratos que é ótimo para o calor que se avizinha para os próximos meses.
Os ingredientes são:

- 200g de salmão fresco;
- 100g de mação granny Smith;
- 1 cl. de sopa de sumo de lima;
- 1 cl. de sopa de sumo de limão;
- 2 cl. de sopa de azeite;
- 5 folhas de coentros;
- ½ malagueta;
- sal e pimenta q.b.;
- flor de sal q.b.

Em primeiro lugar, corta-se o salmão em cubos de 1 cm e reserva-se no frigorífico.
Depois, corta-se a maçã em cubos do mesmo tamanho dos de salmão e rega-se com o sumo de lima para evitar a oxidação.
Numa taça funda, coloca-se o sumo de lima, o sumo de limão, sal e pimenta. Junta-se o azeite aos poucos e emulsiona-se, com a ajuda de umas varas. Posto isto, corrigem-se os temperos e rega-se o salmão com este preparado. Mantém-se tudo no frigorífico.
Picam-se os coentros em juliana fina e a malagueta em cubinhos, retirando antes as sementes.
Por fim, junta-se a maçã ao salmão e polvilha-se com os coentros e a malagueta. Corrige-se os temperos e finaliza-se com flor de sal.
Bom apetite.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

1 comentário:

  1. Tem ótimo aspeto e deve ser ótimo para o Verão, sem dúvida que vou experimentar ou melhor ... que vocês façam ... encontro marcado na ilha. Também será bom com atum? Beijinhos Linda

    ResponderEliminar