terça-feira, 7 de maio de 2013

Chef Chakall “Sopa de Espargos”



Olá pessoal,

Hoje venho trazer-vos uma receita de um dos chefes mais famosos do nosso país. Este é um daqueles chefes que não passa despercebido em nenhum sítio, mais que não seja pelo que traz sempre na cabeça…um turbante.
Já adivinharam? Sim, falo-vos do chef Chakall. Natural de Buenos Aires, a sua família tem origem galega, suíço-alemã, basca, francesa, italiana e argentina. Talvez tenha sido esse facto que o levou a ser um viajante que colecciona sabores dos vários países por onde passa.
Desde que chegou a Portugal, já publicou vários livros e apresentou programas de culinária na televisão (o mais conhecido são as aventuras de “Chakall & Pulga”, que passou na Sic Mulher).
Entretanto foi chef executivo do restaurante “Quinta dos Frades”, abriu o seu próprio restaurante, “Volver by Chakall”, onde apresenta pratos da sua terra natal e com a sua empresa “Cozinha Divina” promove várias aulas e workshops de culinária.
O prato que vos trago hoje, chamou-me à atenção de entre muitos, num dos seus livros e como tinha um molho de espargos no frigorífico resolvi aproveitar. Por isso, hoje trago-vos uma “Sopa de espargos”
Os ingredientes são:

(para 2 pessoas)
- 400g de Espargos verdes;
- 20g de manteiga;
- 1 cebola de tamanho médio picada finamente;
- 2 colheres de chá de farinha;
- 1 litro de caldo de galinha;
- 150 ml de natas;
- sal e pimenta (moída na altura);

Primeiro cortam-se os espargos em bocados de dois centímetros e meio e reservam-se as pontas de alguns para guarnecer a sopa.
Depois derrete-se a manteiga numa panela em lume brando e doura-se a cebola durante cinco minutos. Mantém-se o lume brando e adiciona-se os espargos cortados. Tapa-se a panela e deixa-se cozer lentamente durante dez minutos, mexendo de vez em quando.
Posto isto, polvilha-se com as duas colheres de chá de farinha e mexe-se lentamente, para incorporar pouco a pouco o caldo de galinha até levantar fervura. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozer durante 20 minutos.
Deixa-se arrefecer um pouco, tritura-se, rectifica-se o tempero e adiciona-se as natas e as pontas dos espargos previamente reservadas.
Aquece-se de novo e serve-se em taças bem quentes ou, em alternativa, deixa-se arrefecer e serve-se em taças bem frias.
Saborosa, rica e cremosa, esta é uma daquelas sopas que reconfortam o corpo e a alma. Experimentem.

Fotos por: Sara Costa - sarajfcosta.wix.com/fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário